5 aspectos pouco conhecidos que as pessoas com ansiedade têm em comum

A ansiedade é um estado emocional que provoca uma profunda sensação de desconforto nas pessoas que sofrem com isso, em casos extremos, pode até levar a ataques de pânico reais. A ansiedade pode ocorrer quando você está particularmente estressado e não consegue lidar bem com situações, ou quando está sob pressão ou tem uma visão muito negativa do que acontece todos os dias. O mais importante, para quem está em contato com uma pessoa ansiosa, é entender que a ansiedade pode ser uma patologia real, que deve ser combatida com delicadeza e que, em alguns casos, requer apoio específico. Para aqueles que sofrem, é difícil explicar como se sente para aqueles que nunca experimentaram esse sentimento desagradável. Aqui está o que os ansiosos gostariam que as pessoas ao seu redor entendessem.

1. As pessoas que sofrem de ansiedade precisam ser ouvidas e entendidas: nem sempre é claro pelo qual nos sentimos ansiosos em um determinado momento da vida. Nesses casos, ouvir aqueles que sentem um desconforto interno dessa entidade pode fazer a diferença, pode fazer com que eles sintam que não estão sozinhos.
2. Aqueles que sofrem de ansiedade não podem escapar de suas preocupações: os ansiosos são atormentados pela angústia, por isso é mais difícil para eles sair das situações que causam esses sentimentos. Aqueles ao seu redor devem tentar fazê-lo entender a necessidade de enfrentar seus problemas um a um, para poder acabar com esse estado emocional prejudicial.
3. Aqueles que sofrem de ansiedade se sentem sobrecarregados até por coisas pequenas: os ansiosos se permitem absorver as energias de qualquer coisa sem encontrar uma solução, até mesmo para as pequenas coisas, que normalmente exigiriam esforços mínimos para ser resolvidas.

Christian Schloe Digital Artwork/Facebook
4. Aqueles que sofrem de ansiedade se preocupam com tudo: dado que vivem constantemente sob o peso de suas preocupações, eles também dão importância às coisas mais insignificantes e, portanto, alimentando outras ansiedades.
5. Aqueles que sofrem de ansiedade têm medos concretos: o que atormenta os ansiosos é, na verdade, mais concreto do que se poderia pensar, ou pelo menos em suas mentes. Quando eles se encontram face a face com seus próprios medos, eles pensam que não podem enfrentá-los e se deixam controlar por eles.
Embora não seja fácil explicar o que a ansiedade é para aqueles que nunca sofreram, para tentar ajudar os ansiosos as regras são sempre as mesmas: escute-os, tente entender de onde vem esse desconforto, enfrentando os problemas um a um, sem fugir.