Esgotamento emocional: o que acontece quando esperamos demais de nós mesmos
Há momentos na vida em que nos sentimos literalmente sufocados pelos problemas, responsabilidades e estados emocionais e cognitivos de natureza diferente, que têm repercussões em nossas vidas. Estamos experimentando um esgotamento emocional, que nada mais é do que uma sobrecarga mental e emocional que leva lentamente ao colapso. Na verdade, você se sente cansado, deprimido, sem energia e com a sensação de que seu mundo virou um caos, como se o seu castelo de areia tivesse desmoronado.
via healthline.com
Um colapso emocional pode ser devido a um forte desequilíbrio entre o que damos, geralmente mais do que devemos, e o que recebemos, menos do que esperamos. Você pensa muito nos outros, em diferentes contextos (trabalho, família, relacionamento) e muito pouco em si mesmo, levando a um colapso emocional ao longo do tempo.
Sendo um processo muito lento, a exaustão é acompanhada por alguns sinais que devem nos alarmar:
- Insônia: problemas com o sono estão relacionados aos pensamentos constantes que você tem, dúvidas, preocupações, que não permitem que você durma.
- Cansaço físico: sente-se constantemente privado de energia.
- Irritabilidade: você não tem muito controle sobre suas emoções e perde facilmente a calma por qualquer coisa.
- Falta de motivação em fazer coisas cotidianas: perdemos o interesse e a paixão pelo que fazemos e toda ação é realizada mecanicamente.
- Problemas afetivos: essa falta de interesse repercute também a nível emocional.
- Problemas de memória: sentir-se sobrecarregado mentalmente com preocupações e pensamentos pode causar consequências em nossa capacidade de memorizar coisas.
- Desaceleração cognitiva: essa sobrecarga também pode levar a uma desaceleração no processamento de pensamentos.
Depois de entender que você está sofrendo de exaustão emocional, você precisa sair dela e voltar a viver melhor sua vida diária. Existem três soluções que podem ser usadas para tentar resolver esse problema.
A primeira consiste em descansar: nunca se esqueça de tirar algum tempo para si mesmo, relaxando e recuperando sua calma perdida. Muitas vezes as pessoas que chegam à exaustão passaram muito tempo sem tirar férias ou sem se fazer outro tipo de "mimo" para desligar (um dia no spa ou algo parecido).
A segunda prevê uma grande mudança em abordar tudo o que te sobrecarrega a nível emocional. É importante encontrar o equilíbrio certo entre as obrigações diárias e o que te gratifica: estabelecendo limites e tentando respeitá-los. O perfeccionismo deve ser abandonado ou limitado, pelo menos por um tempo.
Finalmente, é necessário recarregar as energias mentais perdidas. Qual é a melhor maneira de fazer isso? Passe algum tempo sozinho, em paz absoluta e em silêncio.
Muitas vezes a nossa vida nos apresenta muitos obstáculos a superar, mas com um pouco de paciência, podemos ter sucesso em superá-los e nos sentirmos novamente confortáveis com nós mesmos e, consequentemente, com os outros.