Menos mensagens no Whatsapp e mais abraços
Não podemos negar que as tecnologias digitais se tornaram cada vez mais úteis e indispensáveis na vida cotidiana. Mas há algo errado com o seu uso, e ver como, em alguns casos, elas nos afastem de coisas realmente importantes e acima de tudo "reais" é doloroso e frustrante. Por essa razão, é necessário redefinir a relação das tecnologias nos relacionamentos pessoais e, definitivamente, colocar limites a tudo isso. Na prática, precisamos de mais abraços e menos mensagens...
via Psychology Today
A dupla rede social e smartphone são duas das muitas invenções revolucionárias deste século. Elas são muito úteis e divertidas, podemos ficar em contato com pessoas distantes ou que perdemos de vista e podemos fazer tudo com um único dispositivo. Mas tudo isso a que preço? Essa força que nos permite ficar em contato 24 horas por dia, em qualquer lugar e com qualquer pessoa, se opõe ao fato de que essas tecnologias afugentam as pessoas realmente importantes e próximas, destruindo todas as formas de relacionamento. Não há nada mais errado do que substituir as formas de interação onde existe uma presença física por aquelas através de plataformas e dispositivos, afinal, um abraço nunca pode ser substituído por um emoticon. Isso porque somos seres sociais que vivem pela interação e pelo contato com seus similares.
Mesmo que a distinção entre vida online e offline tenha se tornado menos marcada, é necessário encontrar o equilíbrio certo. Em outras palavras, você precisa de mais abraços e menos WhatsApp para viver uma vida melhor. Uma vida caracterizada por menos notificações e mais conversas "ao vivo": uma conexão mais profunda com as pessoas que temos ao nosso lado para aprender a nos aceitar pelo que somos e não pela forma como aparecemos na tela.
As vantagens das tecnologias digitais são inegáveis, mas elas devem ser exploradas com o melhor de seu potencial para compensar naquelas áreas onde seu uso é necessário, e nunca substituir o que já temos. A verdadeira felicidade não é o que pode ser conseguido na tela de um smartphone ou em uma rede social, só pode ser alcançada falando, interagindo e abraçando as pessoas especiais que fazem parte de nossas vidas.