Segundo um estudo, um marido pode gerar 7 horas extras de limpeza por semana para sua esposa
Embora os tempos estejam mudando e o estereótipo da "dona de casa" lentamente esteja dando lugar a uma distribuição mais equitativa dos compromissos domésticos, o papel da mulher na administração da casa ainda parece longe de ser comparável àquele do homem. De fato, muitos estudos, incluindo um em particular da Universidade do Michigan, revelam que até hoje, mesmo com as mesmas horas de trabalho e salário, as mulheres tendem a cuidar da limpeza e cozinhar muito mais do que seus cônjuges.
via Michigan News
O estudo, que analisou milhares de dados coletados desde a década de 70 até o início de 2000, tentou entender a tendência do gerenciamento doméstico. Em particular, perguntava-se: o que muda na vida de um homem e uma mulher quando se casam?
Os dados parecem ser claros: para um homem se casar significa economizar uma média de 1 hora de trabalho doméstico por semana comparado a quando era solteiro (claro que se ele morasse sozinho, e não com a mãe); para uma mulher, por outro lado, o casamento implica uma média de mais 7 horas de limpeza do que quando ela morava sozinha. Em outras palavras: o marido cria para a esposa 7 horas de trabalho doméstico a mais por semana (limpeza ou preparação de refeições).
Essa divergência só piora com a chegada dos filhos: uma mãe com três filhos ou mais, emprega 28 horas por semana nos afazeres domésticos, contra as 10 horas do marido.
A nota positiva, no entanto, é que os estudiosos detectaram uma mudança gradual durante o longo período de tempo considerado. Esses resultados são, na verdade, uma média obtida a partir dos dados de todo o período analisado. Se nós estreitarmos a janela para a última década dos anos 90, provavelmente teremos uma imagem melhor.
Aumentando o número de mulheres que, com razão, decide perseguir seus sonhos e ambições e, portanto, que se concentram em suas carreiras, houve uma redistribuição mais equilibrada nos últimos anos.
Embora estejamos longe de alcançar uma paridade, pelo menos hoje em dia quando um homem se casa não significa que fará menos limpeza do que quando estava solteiro. Sobre isso, entre outras coisas, outro fato curioso emergiu: parece que os homens que se casam mais tarde, são aqueles que mais se empenham depois nas tarefas domésticas. Provavelmente porque, depois de passar anos lavando as roupas e cozinhando sozinhos, eles tendem a manter esses (bons) hábitos mesmo depois do casamento.
Em suma, mesmo que a tendência geral pareça avançar para o equilíbrio entre os dois papéis, ainda estamos longe. Por várias razões (culturais, sociais e de trabalho), as esposas parecem ter muito mais trabalho doméstico do que seus maridos. E mesmo assim, botar a roupa para lavar ou preparar o jantar não parece tão difícil...