Os pais podem estressar as mães mais do que os filhos, é o que revelou uma pesquisa

por Roberta Freitas

24 Dezembro 2018

Os pais podem estressar as mães mais do que os filhos, é o que revelou uma pesquisa
Advertisement

Sabemos que ser mãe é um trabalho estressante: entre os cuidados das crianças, o trabalho doméstico e o trabalho fora de casa, quando à noite você se joga na cama, finalmente dá um suspiro de alívio. Mas quem disse que os problemas acabam aí?

De fato, de acordo com estudos recentes, essas tarefas numerosas e exigentes não seriam a principal fonte de estresse para uma mãe. Então o que é? Muitas mulheres não ficarão surpresas com a resposta: seus maridos.

via today.com

Villalobos, Horacio, Photographer/wikimedia

Villalobos, Horacio, Photographer/wikimedia

Isto é confirmado por uma pesquisa exclusiva da TODAY, que entrevistou 7.000 mães americanas, concluindo que, se em média o nível de estresse para uma mãe é de cerca de 8,5 de 10, para 46% delas a responsabilidade disso dever se  atribuída ao marido.

A razão deve-se principalmente ao modo diferente de pensar de homens e mulheres, especialmente em relação aos filhos: uma mãe, por exemplo, tende a se preocupar mais do que com um pai.

A este respeito, Deno Fleno, uma das mães envolvidas na pesquisa, disse: "Nós trabalhamos (ela e seu marido) em tempo integral e tentamos dividir o tempo para dedicar às crianças, mas eu estou cada vez mais inquieta que ele. Meu marido, claro, se preocupa com o futuro, mas não da mesma maneira".

Em segundo lugar, outra razão é a distribuição desigual das tarefas domésticas, que tendem a cair quase inteiramente para a mulher por três quartos da amostra da pesquisa. Além disso, as mães entrevistadas afirmam estar estressadas por não terem tempo suficiente para fazer tudo o que deveriam. Especificamente, 1 em cada 5 das mulheres entrevistadas identificou a falta de ajuda do parceiro na gestão da casa como fonte de estresse.

Advertisement
pexels

pexels

Outra pesquisa realizada pelo Working Mother Research Institute mostrou que 79% das mães que trabalham são responsáveis por lavar as roupas e, em geral, têm duas vezes mais chances de se colocar no fogão para cozinhar alguma coisa, em comparação com seus maridos.

Como elas vivem esse estresse? As mães responderam que o fato de ter que cuidar da maioria das tarefas em casa faz com que ela se sinta sob forte pressão, ansiosa para relaxar - mas sem poder fazê-lo, e muitas vezes sozinha, devido a ter quase todo o trabalho de casa.

Essa tendência de fazer com que a maioria das tarefas recaia sobre as mulheres não deve ser lida apenas como o produto de uma sociedade essencialmente dominada por homens e patriarcal: o mesmo problema é encontrado em casais homossexuais, onde as tarefas domésticas são divididas de uma maneira muito iníqua. 

Advertisement