O segredo para viver bem? Contar somente com as próprias capacidades sem esperar nada de ninguém

por Roberta Freitas

12 Dezembro 2018

O segredo para viver bem? Contar somente com as próprias capacidades sem esperar nada de ninguém
Advertisement

Muitas vezes, gostaríamos de encontrar nos outros as respostas às incertezas da vida que incomodam nossa mente, gostaríamos que os outros resolvessem nossos problemas, nos dessem algo que nos fizesse sentir bem. Este estado emocional é um mecanismo psicológico que opera autonomamente e inconscientemente. É um grito de socorro que nós lançamos para aqueles que nos rodeiam, que nem sempre são capazes de entender completamente a natureza de nossas preocupações.

Best Picko/flickr

Best Picko/flickr

Às vezes, quem temos do nosso lado não pode entender de forma profunda como nos ajudar, não porque não quer, mas porque só nós, que estamos vivendo esse momento particular, somos capazes de encontrar as soluções mais adequadas. Ser dependente do outro não nos ajuda e não nos permite viver melhor, mas sim dá origem a uma espécie de círculo vicioso, por isso toda vez que esperamos ajuda de alguém, acabamos não fazendo nada e não confiando em nossas habilidades.

Quando nos encontramos sozinhos, despertamos em nós aquele instinto de sobrevivência adormecido há muito tempo, que nos impulsiona a avançar, nos dá força e nos motiva a alcançar a paz interior de que precisamos. É daí devemos partir e não esperar que alguém aja por nós.

Advertisement
www.maxpixel.net

www.maxpixel.net

Aprender a confiar apenas em si mesmo significa que os verdadeiros criadores de nossa felicidade e liberdade somos nós mesmos e mais ninguém, responsáveis pelas escolhas que fazemos, pelos caminhos que tomamos, pelo que pensamos. Devemos aprender a considerar nossa pessoa como algo importante, a nos valorizar e a nos colocar em primeiro lugar. Isso não significa que tenhamos que viver de maneira individualista e egoísta, mas precisamos encontrar um equilíbrio entre as duas coisas. 

É verdade que sem os outros nos perderíamos, mas certamente não poder contar consigo mesmo é a maior perda.

Advertisement