É correto dar um beijinho na boca dos próprios filhos? O debate está dividindo os psicólogos infantis

por Roberta Freitas

13 Dezembro 2018

É correto dar um beijinho na boca dos próprios filhos? O debate está dividindo os psicólogos infantis
Advertisement

Beijar seus filhos na boca é certo ou errado? Quando parar de fazer isso? Por que fazer ou por que não fazer isso? Isso pode ter consequências? É positivo ou negativo? Todas essas são questões que estão sendo colocadas por vários psicólogos infantis e que estão dividindo-os em duas categorias distintas: favoráveis e contrárias. A pergunta também envolveu muitos seguidores de Victoria Beckham que postou uma foto em seu perfil no Instagram enquanto beijava sua filha na boca, provocando uma discussão entre aqueles que acham o gesto inadequado e aqueles que não.

Alguns psicólogos infantis, como a Dra. Charlotte Reznick, argumentam que o hábito de beijar os próprios filhos na boca não é errado, mas é melhor parar de fazê-lo o mais rápido possível. O problema, ela acredita, está no fato de que as crianças desde os 4 anos (algumas até mais cedo) começam a desenvolver a autoconsciência em um nível relacional, de modo que os beijos na boca de seus pais podem criar confusão emocional.

Outros psicólogos infantis, no entanto, como a Dra. Fiona Martin, acreditam que não há correlação comprovada de que o beijo de uma mãe ou pai possa afetar negativamente a educação de seus filhos. Portanto, não seria um hábito inadequado ou incorreto que possa confundir emocionalmente.

Advertisement
pxhere.com

pxhere.com

O debate ainda está aberto não só entre os psicólogos, mas também entre os próprios pais, divididos entre aqueles que acham que não veem nada de errado no beijo na boca e aqueles que, ao contrário, acreditam que pode prejudicar o equilíbrio emocional das crianças. Seja qual for a resposta certa sobre o assunto, o importante é nunca deixar de mostrar seu afeto aos seus filhos, cada um da maneira que achar mais apropriado fazer.

Advertisement