Todos os dias este professor atravessa o rio nadando para chegar até a escola

Há professores que consideram seu trabalho uma missão tão importante que fariam qualquer coisa para conseguir chegar na escola na hora certa. É isso que Abdul Malik, de 40 anos, professor há 20 anos que nada diariamente em um grande rio para chegar à escola primária de Padinjattemuri, na Índia, faz. O senso de dever deste homem é tal que ele faz esse sacrifício diariamente só para não deixar os seus alunos sem aula.

Todos os dias, desde que ele foi contratado como professor, Abdul atravessa o rio, no inverno e no verão, acompanhado por uma boia e um saco plástico, onde suas coisas são mantidas. Percorre cerca de 100 m há 20 anos para chegar à escola a tempo.

Sua escolha de cruzar o rio vem do fato de que ele levaria pelo menos três horas para chegar até seus alunos, viajando 24 km e pegando três ônibus diferentes. Subindo o estuário, por outro lado, leva muito menos tempo, mantendo-se em forma e com boa saúde.

Seus alunos, e com eles toda a comunidade, apreciam muito o que Abdul faz diariamente para ensinar. Em gratidão por sua dedicação ao trabalho, colegas e pais decidiram arrecadar fundos para dar a ele um barco pequeno e confortável. Um gesto que simboliza a importância de seu papel como professor na vida de jovens estudantes, que graças a seu conhecimento serão, amanhã, cidadãos do mundo.