Algumas dicas para parar de dar crédito às críticas alheias: geralmente refletem o que as pessoas são, não você

Em um mundo onde a vida privada é vivida "publicamente" nas redes sociais, e muitas pessoas se sentem no direito de expressar sua opinião sem problemas, porque estão protegidas por um teclado, torna-se cada vez mais importante saber administrar e superar as críticas dos outros.
O julgamento dos outros é uma intrusão que alguém faz em nossa vida; na maioria das vezes, isso nos afeta intimamente e, se não soubermos reagir bem, pode influenciar nosso comportamento. Não é raro que uma pessoa acabe mudando sua personalidade ou seus hábitos apenas para para silenciar as críticas. Como evitar tudo isso?
via Psychology Today

A tendência ao julgamento e à insegurança geralmente andam de mãos dadas: humilhar e rotular os outros é a melhor maneira de mudar o foco de nós mesmos para os outros.
Como podemos reagir às críticas?

Primeiro de tudo, devemos tentar observar bem a QUEM está criticando. Muitas vezes reconhecer as fraquezas e dificuldades do outro é suficiente para entender as razões pelas quais estão expressando julgamentos. Antes de levar para o lado pessoal a opinião do outro, portanto, devemos tentar observar a pessoa que a expressou.
Além disso, devemos ter em mente que uma pessoa que julga está tentando atirar em alguém com uma carga de negatividade, e se ficarmos com raiva ou tristes vamos estar entrando no jogo dela. Devemos sempre tentar ter uma atitude positiva, mesmo se chegarmos a um confronto verbal: a calma e a indiferença serão a melhor vingança!