Estar frequentemente zangado ou estressado pode nos fazer envelhecer mais rápido, de acordo com muitos pesquisadores

por Roberta Freitas

27 Novembro 2018

Estar frequentemente zangado ou estressado pode nos fazer envelhecer mais rápido, de acordo com muitos pesquisadores
Advertisement

O mundo está dividido em dois grandes grupos: de um lado há pessoas que se zangam com facilidade, que levam tudo a sério demais e não conseguem ficar caladas quando percebem algo errado, e do outro lado estão as pessoas muito calmas que conseguem passar por cima dos problemas. 

Embora, como em todas as coisas, seja sempre aconselhável encontrar um equilíbrio saudável, queremos enfatizar que abandonar-se sempre à raiva pode ter efeitos negativos sobre o nosso corpo: em particular, no ritmo do envelhecimento e no acúmulo de gordura. 

via psychologytoday.com

Estar frequentemente zangado ou estressado pode nos fazer envelhecer mais rápido, de acordo com muitos pesquisadores - 1

Muitos já suspeitavam disso há algum tempo, mas a confirmação vem de muitas pesquisas feitas tanto sobre alimentos quanto sobre doenças relacionadas ao estresse: experimentar muita raiva engorda e acelera o processo de envelhecimento celular.

Em primeiro lugar, quando se está zangado, muitas vezes temos a tendência a comer mais, mas é sobretudo na assimilação que há mudanças. O culpado seria o hormônio neuropeptídeo Y, que sob condições de estresse acumula maiores quantidades de gordura, especialmente ao redor da cintura.

Além disso, os níveis de raiva e estresse também afetariam nosso DNA, especialmente nos telômeros. O estresse crônico diminui a produção de uma enzima que garante saúde, expondo as células à inflamação e, nos piores casos, à morte. Além disso, sem mencionar todos eles, há muitos outros distúrbios que os especialistas associam à raiva, incluindo problemas nos pulmões e no sistema cardiovascular.

Então, a menos que sua raiva seja realmente necessária, porque talvez alguém esteja realmente prejudicando você, não perca seu tempo lutando em batalhas de pouca importância. A vida é muito mais bonita quando você sorri... aprenda a deixar passar algumas coisas: seu DNA agradece!

Fonte: 

 

Advertisement