Crescer com uma irmã alegre e "falante" pode reduzir o risco de depressão: um estudo confirma isso

por Roberta Freitas

26 Novembro 2018

Crescer com uma irmã alegre e "falante" pode reduzir o risco de depressão: um estudo confirma isso
Advertisement

Os irmãos são atores fundamentais no processo de crescimento de uma criança. Através do contato com eles, aprendemos os fundamentos da socialização, comunicação e gestão de conflitos: todas as habilidades que serão úteis no decorrer da vida.

Até mesmo muitos especialistas acreditam que os irmãos são capazes de ensinar alguns valores que nem mesmo os pais conseguem transmitir. Laura Padilla-Walker, professora da Universidade de Brigham Young, iniciou um estudo para determinar com precisão os efeitos da relação mágica entre irmãos. Foram analisadas 395 famílias que tinham mais de uma criança (pelo menos uma delas tinha entre 10 e 14 anos), e os resultados foram muito curiosos.

via The Huffington Post

Alan Turkus/Flickr

Alan Turkus/Flickr

Do estudo emergiu, por exemplo, que gentileza e generosidade parecem ser aprendidas mais facilmente de um irmão do que de um adulto. E mesmo quando falamos de autoestima, parece que a presença de outra pessoa com a mesma faixa etária na família traz benefícios inegáveis. Mas há outro aspecto que parece ser fundamental para o equilíbrio emocional da criança: ter uma irmã parece reduzir muito o risco de desenvolver estados depressivos quando criança e na vida adulta.

Por que apenas a irmã? Em geral, os estudiosos notaram que as habilidades de comunicação das irmãs são mais desenvolvidas que as dos irmãos. Em geral, uma irmã está mais disposta a falar sobre tudo, ela também lida com assuntos íntimos ou delicados, é mais protetora e menos conflituosa. Os estudiosos concluíram, portanto, que ter particularmente uma irmã muito falante, com um temperamento eufórico, pode realmente preparar para uma abordagem mais leve e otimista dos desafios da vida.

Advertisement
pxhere

pxhere

Ou seja, ter um bom relacionamento com um irmão ou irmã pode realmente fazer a diferença na vida cotidiana: é por isso que é um relacionamento que nunca devemos deixar em segundo plano. 

Advertisement