Perder um animal doméstico é uma dor enorme e deve ser respeitada: quem nunca viveu essa experiência não pode entendê-la

por Roberta Freitas

27 Novembro 2018

Perder um animal doméstico é uma dor enorme e deve ser respeitada: quem nunca viveu essa experiência não pode entendê-la
Advertisement

Às vezes, aqueles que têm animais de estimação são incompreendidos por aqueles que nunca os tiveram. Tratá-los de um determinado modo, cuidar deles como se fossem pessoas, lamentar-se quando partem para sempre, pode ser um absurdo para quem não conhece o forte vínculo que liga um homem ao seu animal.

Nossos companheiros de quatro patas são os primeiros a nos saudar quando voltamos para casa; os primeiros a nos consolar quando estamos para baixo. Para nós, eles são como membros da família ou amigos e,quando os perdemos, as emoções que experimentamos são as mesmas que teríamos experimentado quando alguém que gostamos morre. Enfrentar uma perda é sempre doloroso e difícil, mesmo que seja a perda do animal de estimação. Ajudar aqueles que estão sofrendo é um gesto de humanidade que sempre deve ser feito, mesmo nesses casos. Aqui estão algumas dicas úteis para seguir.

via southernliving.com

pxhere

pxhere

1. Para tentar entender o tipo de ligação estabelecido entre uma pessoa e seu animal de estimação, lembre-se que para alguns é um relacionamento muito forte e difícil de explicar aos outros. O tempo é a única cura possível contra a dor da morte.

Advertisement
publicdomainpictures.net

publicdomainpictures.net

2. É sempre melhor evitar dizer coisas desagradáveis, especialmente se você não puder ter empatia com certas situações. Saber ouvir os que sofrem pode ajudá-los nos momentos difíceis como esse. 

pixabay.com

pixabay.com

3. Para quem perde um animal de estimação é quase como perder um ente querido, e vai a pessoa vai precisar de tempo para se recuperar. Nessa fase, é importante tentar voltar à rotina e recuperar aquele espírito de alegria que você sentia com seu parceiro, colecionando fotos ou lembrando de momentos felizes com ele.


É difícil ficar ao lado de alguém que sofre com a dor da perda, e o mesmo acontece quando se perde um animal. Embora possa parecer estranho, é necessário ficar ao lado da pessoa que sofre, adotando as mesmas precauções que seriam usadas em outras circunstâncias semelhantes. Entender uma ligação como essa entre o homem e o animal é complexo; e somente vivendo isso podemos entendê-la completamente.

Advertisement