O ensinamento da flor de lótus que nos ajuda a superar os momentos difíceis

por Roberta Freitas

19 Novembro 2018

O ensinamento da flor de lótus que nos ajuda a superar os momentos difíceis
Advertisement

A flor de lótus é uma flor muito importante para a tradição simbólica do Oriente: representa a pureza da alma. A razão pela qual está associada a este conceito não se limita à brancura das pétalas ou à leveza com que flutua nas lagoas. Há uma parte da flor invisível para aqueles que olham para ela do lado de fora, que é o fulcro do símbolo: suas raízes.

É por isso que cada um de nós precisa se lembrar da metáfora da flor de lótus ao lidar com momentos difíceis.

via amypastore.com

pixabay.com

pixabay.com

Da flor de lótus, conhecemos as grandes folhas verdes que ficam na superfície da água e a flor em si: as pétalas são claras, podem ir de um rosa pálido a um branco puro. Mas a particularidade - e a verdadeira beleza - da flor de lótus se esconde nas profundezas da lagoa em que vive. A flor, na verdade, tem raízes muito longas que atingem o fundo lamacento típico das lagoas.

O solo lamacento e sujo representa as situações complicadas diante das quais a vida nos coloca: devemos ser como a flor de lótus. Temos que afundar as raízes na lama para encontrar alimento para voltar à superfície, à luz do sol. Acima da água, ou seja superados esses momentos difíceis, devemos brilhar toda a nossa beleza interior. Devemos "ter" folhas que, como as do lótus, não se mancham com lama.

Para muitos, a flor de lótus representa a própria vida dos seres humanos: sua conformação representa a vida terrena - úmida e escura - até o paraíso, feito de bons odores, beleza e luz solar.

Independentemente de como você quiser interpretar, a flor  de lótus é extremamente significativa: devemos sempre ter esperança no futuro, dado que uma flor maravilhosa vem à vida da lama!

Advertisement