O abraço é uma bela forma de comunicação: não devemos ter medo de dá-lo e nem de recebê-lo
O abraço é a forma mais universal de comunicação: ao contrário do beijo, um gesto muito íntimo, o abraço é muito mais eficaz na transmissão de emoções e também funciona entre dois estranhos. Muitas vezes, quando estamos para baixo, quando nos sentimos solitários a ponto de não termos forças para continuar sozinhos, precisamos muito daqueles momentos em que nos deixamos cair nos braços de uma pessoa; sem pensar muito, apenas aproveitando desse apoio. O abraço é um remédio capaz de fazer com que nos sintamos melhor fisicamente e mentalmente.
via healthline.com
1. O abraço reduz os níveis de estresse
Demasiadas vezes subestimamos a força de um abraço. Quando abraçamos ou somos abraçados, o nível de cortisol - o hormônio do estresse - é reduzido por todo o corpo, deixando espaço para uma sensação de bem-estar.
2. Melhora o humor
Quando trocamos um abraço, no nosso corpo a serotonina, o hormônio da felicidade, o antagonista do cortisol, se espalha. O resultado é que nos tornamos mais predispostos ao bom humor e positividade. Ao mesmo tempo, a auto-estima também aumenta!
3. Relaxa o corpo
Um abraço tem o efeito de relaxar totalmente os músculos, mesmo aquele que ficam contraídos na maior parte do dia involuntariamente.
4. Diminui os batimentos cardíacos
Um estudo observou que os casais que não se abraçam com frequência têm batimentos cardíacos mais rápidos de até 10 batimentos por minuto, do que aqueles que disseram que costumavam se abraçar durante o dia.
Um batimento cardíaco mais lento traz inúmeros benefícios para a saúde!
5. Comunica mais do que as palavras
Quantas vezes você não preferiu um abraço ao invés das palavras? Isso por que, como por magia, os conceitos e as emoções são transferidas em maneira mais eficaz através do contato com a pele.
Em outras palavras, devemos abraçar alguém todos os dias para preservar o nosso bem estar físico e a nossa felicidade!
P.S.: os abraços animais também valem!