É normal que um pai cuide de seus filhos: devemos parar de dizer que ele está "ajudando"

por Roberta Freitas

12 Novembro 2018

É normal que um pai cuide de seus filhos: devemos parar de dizer que ele está "ajudando"
Advertisement

O que está fazendo um pai que cuida de seus filhos ou prepara o jantar e lava a louça junto com sua esposa? Muitas vezes, esse tipo de ação é erroneamente interpretada como uma forma de "ajuda", um pensamento que deriva das antigas concepções patriarcais que existiam dentro das famílias. Mas por que até hoje você continua ouvindo frases como "Meu parceiro me ajuda em casa"? O erro é principalmente devido ao modo de pensar e acima de tudo falar.

via theatlantic.com

Maxpixel

Maxpixel

Quantas vezes você já ouviu a clássica frase  "Meu marido me ajuda com as tarefas domésticas" ou "Meu parceiro me ajuda a cuidar dos nossos filhos"? Ouvir essas frases hoje em dia é uma prova de como as responsabilidades domésticas ainda têm um tipo de vínculo associado ao gênero, um pensamento que aparentemente não foi abandonado.

Obviamente, a mãe é a figura à qual a criança se liga mais durante os primeiros estágios de vida, mas a figura do pai deve ser e é igualmente importante. A imagem do pai autoritário da concepção "clássica" e "antiga" ainda é muito difundido, é necessário deixar que esse pensamento decline para dizer adeus a certos padrões patriarcais.

Advertisement
Lies Thru a Lens/Wikimedia

Lies Thru a Lens/Wikimedia

As tarefas são de fato ainda muito determinadas pelo gênero de uma pessoa e é isso que estabelece as diferenças dentro de uma sociedade. Devemos mudar a maneira como pensamos e, acima de tudo, a nossa maneira de dizer certas coisas, para por fim a esses conceitos antigos. 

Então, da próxima vez que você ouvir alguém dizer "Meu marido me ajuda na cozinha", lembre a essa pessoa de que ele não faz mais que a sua obrigação. O pai deve ser uma figura que ama e cuida de sua família, às vezes até mesmo sujando suas mãos lavando pratos ou trocando fraldas. 

Advertisement