A figura paterna deixa uma marca indelével na vida de toda mulher

por Roberta Freitas

09 Novembro 2018

A figura paterna deixa uma marca indelével na vida de toda mulher
Advertisement

Dizem que uma mulher tenta achar um parceiro parecido com seu pai ou com aquilo que o pai não lhe deu. Essa afirmação deixa espaço para todas as nuances que podem existir nos casos específicos de cada mulher, mas basicamente nos mostra a persistência da figura paterna mesmo quando a mulher já é mais madura e não está mais tão ligada ao seu pai. 

Toda mulher poderá confirmar o que acaba de ser dito: como uma sombra, não necessariamente no sentido negativo da expressão, o pai acompanhará sua filha em seu caminho de vida.

freepik.com

freepik.com

A relação entre pai e filha pode ter mil nuances: há exemplos caracterizados pela mais completa harmonia e cumplicidade, aquelas em que a indiferença e a desvalorização predominam e aquelas em que o pai é muito severo.

Falando do ponto de vista psicológico, os especialistas concordam que o pai, de qualquer forma, deixauma marca  indelével em sua filha: é porque a criança, que a princípio reconhece a mãe como fonte de amor e afeto, em poucos anos, se dá conta do sentimento que a liga a seu pai. Um amor diferente, baseado na diversidade do sexo: durante o crescimento, a mãe pode transmitir os valores femininos, mas a satisfação de se sentir uma mulher ela terá na relação com o pai. Será ele quem, mesmo sem dizer ou fazer algo explicitamente, a fará consciente de seu ser feminino.

Quando o pai está ausente, é superado por uma mãe "dominante" ou desempenha um papel autoritário, na criança cria-se um vazio: as conseqüências podem ser diferentes. A futura mulher pode manifestar inseguranças em relação a ela como mulher, ou quando se trata de lidar com o outro sexo. No caso de uma mãe hiper-protetora ou que desvalorizou a figura do pai, a mulher pode não sentir um interesse particular pelo homem, justamente por considerá-lo uma figura não tão importante

A criança não irá entender como é a sua relação com o pai: ela irá compreender somente em uma idade mais madura, quando se encontrar em contato com o outro sexo. Então irá entender o que lhe faltou de seu pai e o que ela aprecia nele, a ponto de procurá-lo também em seu parceiro.

Muitas vezes, as pessoas tendem a considerar a figura da mãe como aquela mais importante, mas todo pai deixa flores que se abrem na alma de sua filha sem fazer barulho algum.

Advertisement