17 objetos da sua infância que vão fazer você sentir saudades
O homem busca constantemente novos meios e sistemas para otimizar sua própria existência, e nisso o desenvolvimento contínuo da tecnologia desempenha um papel importante e ativo. Se os primeiros computadores eram tão grandes quanto um cômodo, hoje temos alguns modelos portáteis muito pequenos. A Web, então, distorceu nosso conceito de espaço e tempo, disponibilizando tudo a todos a qualquer momento que você desejar. Além disso, nossa maneira de comunicar com os outros mudou ao longo dos anos, especialmente graças às redes sociais e smartphones. E esses são pequenos exemplos de como o progresso tecnológico é uma espécie de máquina em contínua função e expansão, a fim de simplificar nossas vidas. No entanto, é bom não esquecer que o que temos hoje, há alguns anos atrás, era diferente ou deriva de outra coisa. Aqui, então, alguns objetos que a nova geração não conhece e que talvez alguns de nós se lembrem muito bem.
1. O calendário para escrivaninha
No início dos anos noventa, era usado sobretudo em escritórios como calendário e agenda para organizar compromissos de trabalho e contatos, um pouco como hoje fazemos com alguns dispositivos, como o Google Calendar.
2. Máquina fotográfica descartável
Quando ainda não havia smartphones ou celulares com a câmera integrada, tínhamos ela: a descartável da Kodak, que com suas 24 poses imortalizou muita coisa.
3. O GPS
Na realidade, este dispositivo ainda é usado por algumas pessoas, mas não pelos muito jovens. Até porque agora, todos os smartphones têm um navegador e um GPS, que também têm a vantagem de se atualizar automaticamente.
4. Anúncios no jornal
Muitos jornais ainda têm uma página dedicada a anúncios de qualquer tipo (vendas, trabalho). Com a Web e o nascimento de muitos sites de anúncios, no entanto, esse serviço tornou-se quase obsoleto: com um clique, você pode visualizar o anúncio detalhadamente e interagir diretamente com quem o inseriu.
5. Arquivos de papel
Embora ainda existam vários escritórios que usam arquivos de papel, a tendência comum é digitalizar documentos para conservá-los pelo o maior tempo possível e achá-los mais facilmente, além de evitar o desperdício de papel.
6. Manivelas da janela do carro
Santeri Viinamäki/Wikimedia Commons
Os carros mais modernos já não têm as manivelas para abaixar e levantar as janelas, mas um botão eletrônico muito confortável.
7. O fax
Desde quando existe o e-mail, o fax está sendo cada vez menos usado.
8. O disquete
George Chernilevsky/Wikimedia Commons
O disquete se tornou apenas uma doce lembrança para os nostálgicos. Hoje, eles foram substituídos por diferentes sistemas para armazenar programas e dados, como os clouds, discos rígidos externos e pen drives.
9. O walkman
Desde o final dos anos 70, permitiu que muitos amantes da música pudessem ouví-la fora de casa através de um dispositivo menor que o aparelho de som e com fones de ouvido. Nos últimos anos, essas ferramentas evoluíram rapidamente (cd players, mp3 players). Agora, podemos ouvir boa música simplesmente do nosso smartphone comum.
10. O vídeo cassete
Era com ele que a gente podia assistir e registrar os filmes.
11. Bip
Hoje em dia ele é usado somente pelos médicos.
12. Telefone com fio
GT&E Telecomunicazioni AUTELCO/Wikimedia Commons
A maior parte das pessoas não tem mais um telefone com fio em casa. Mas antigamente ele era o único modo de ligar para alguém.
13. TV com tubo catódico
Balaji Kasirajan/Wikimedia Commons
Algumas pessoas ainda têm uma trabalhando em casa. Sendo pesadas e volumosas, a tecnologia evoluiu para produzir televisores cada vez mais leves e mais planos.
14. Talão de cheques
A comodidade de poder fazer as transferências bancárias de onde quer que estejamos fez com que o talão de cheques virasse algo obsoleto.
15. A enciclopédia
Com a internet, todas as informações podem ser encontradas em poucos cliques.
16. Telefone público
Em muitas cidades eles não são mais encontrados, mas quando não existiam os celulares eles eram muito úteis.
17. A agenda
Memorizar um contato hoje não é um problema, pois temos muitos instrumentos tecnológicos que nos permitem de armazenar o que quisermos, como Google contatos e a agenda do smartphone.