Um menino perde a vida por causa de uma semente de uva: a mãe mostra a todos os pais este risco
Em Detroit, é um dia de agosto, como muitos outros. Uma mãe vai às compras com seu filho de 2 anos, Ayyan Umar. Enquanto a mulher está olhando entre as várias prateleiras dos produtos que precisa, ela não percebe que seu filho está comendo as uvas que ela havia pegado. Ela só percebe quando começa a ouvir a criança tossir. A mãe, desesperada, tenta salvá-lo batendo nas costas dele, mas sem sucesso. As pessoas presentes vêm em seu auxílio, chamando também a ambulância que chega em poucos minutos. Mas infelizmente, nada mais podia ser feito pelo pequeno Ayyan.
Os pais de Ayyun não conseguem entender como uma coisa assim pode ter acontecido e decidiram alertar outros pais como eles, a fazerem cursos de primeiros socorros para aprenderem as manobras a serem usadas nesses casos, como aquela de Heimlich e a RPC. Talvez, se a mãe da criança as conhecesse, esse trágico caso não seria uma realidade. Os pais do pequeno Ayyun abriram uma página no Facebook para lembrar de seu filho.
A manobra de Heimlich, utilizada em situações de primeiros socorros, serve para remover obstruções nas vias aéreas e é realizada em casos de sufocamento. O socorrista usa suas mãos e braços para exercer uma rápida pressão na região abdominal, sob o esterno e acima do umbigo, em modo a fazer subir novamente o que está sufocando a pessoa.
WXYZ-TV Detroit | Channel 7/Youtube
RPC é um acrônimo para "ressuscitação cardiopulmonar" e é praticado em casos de emergência, quando acontece uma parada cardíaca. Pode prevenir danos cerebrais quando a vítima não recebe mais a quantidade certa de oxigênio. Essa manobra envolve uma seqüência de 30 compressões torácicas, alternadas com duas ventilações ou respiração boca a boca.
Esta breve explicação não substitui o conhecimento teórico e prático que são ensinados nos cursos de Primeiros Socorros.
Só nos Estados Unidos, uma criança morre a casa cinco dias sufocada com comida. Existem vários alimentos que podem causar esses problemas, e o que os pais podem fazer para evitá-los? Eles têm que cortar a comida muito bem, por exemplo, as uvas devem ser cortadas ao meio, ou em quatro se grandes, bem como as salsichas, e as longas massas devem ser quebradas. São pequenas precauções que devem ser tomadas com as crianças, especialmente aquelas com menos de 4 anos. O importante é saber sempre o que fazer em caso de emergência e sempre pedir ajuda.