Existem 5 motivos pelos quais é errado dar presentes para as crianças quando tiram notas boas

por Roberta Freitas

29 Outubro 2018

Existem 5 motivos pelos quais é errado dar presentes para as crianças quando tiram notas boas
Advertisement

Quantos pais acham que é bom dar algo aos filhos quando eles tiram uma boa nota na escola? Muitos. Segundo especialistas, no entanto, retribuir o esforço da criança com algo material é errado: há pelo menos cinco razões pelas quais dar presentes para as crianças por irem bem na escola é uma prática que deve ser abandonada. Existe uma alternativa muito mais eficaz e muito encorajadora que não confunde as ideias das crianças.

via guiainfantil.com

pi

pi

Segundo os especialistas, dar presentes pelo bom desempenho escolar não é positivo: dessa forma, eles não entendem que ter bons resultados faz parte de suas responsabilidades. Há muitas outras coisas que as crianças fazem e para as quais não há premiação: simplesmente porque é algo que se espera que seja feito sem qualquer recompensa. O sucesso na escola também deve ser algo normal, que faz parte das responsabilidades da criança e que não merece ser premiado. 

Existem 5 outras boas razões pelas quais esta prática é inadequada:

Isso não as motiva de fato: na vida real, não ganhamos presentes se fazemos algo que é de nossa responsabilidade. Pressioná-los com presentes para serem bons na escola lhes dá uma visão distorcida do que é o funcionamento do mundo real.

Isso os torna materialistas: as crianças de hoje já têm mil razões para se tornar materialistas: não há mais espaço para imaginação, sonhos e experiências. Por que acostumá-los cada vez mais a receber sempre algo material?

Isso os deixa frustrados: nem sempre uma criança vai bem na escola e as causas podem não depender apenas dela. Prometer uma recompensa apenas para alcançar certos resultados pode deixá-la infeliz e frustrada.

Elas não entenderão o significado da escola: a escola é uma espécie de preparação para o mundo adulto, onde as crianças aprendem a administrar o tempo, o estresse e as responsabilidades. A recompensa por uma boa nota é a própria nota, não um brinquedo que não tem nada a ver com isso.

Isso os torna irresponsáveis: prestar atenção nas aulas, se esforçar muito para realizar uma tarefa é aquilo que um aluno faz. Eles têm todo o direito de ter o apoio adequado em caso de necessidade, mas não há razão para receberem um presente por terem sido responsáveis.

Então, o que fazer se a criança estiver bem na escola? Certamente algo deve ser feito, até mesmo os especialistas concordam. É correto parabenizá-lo e motivá-lo a repetir esse sucesso novamente no futuro: mas não com presentes materiais, por todas as razões listadas acima. Muito melhor é uma experiência para compartilhar com toda a família. Um exemplo? Uma noite agradável no cinema; permanecerá muito mais tempo no coração da criança do que um brinquedo que logo se cansará.

Advertisement