5 sinais de alarme que os olhos nos enviam e que é melhor não ignorarmos

por Roberta Freitas

21 Outubro 2018

5 sinais de alarme que os olhos nos enviam e que é melhor não ignorarmos
Advertisement

Os olhos são uma das partes mais negligenciadas do corpo: nós os deixamos por horas em telas brilhantes que são notoriamente prejudiciais, nós não os protegemos o suficiente quando expostos à luz solar e quando eles nos enviam um sinal, esperamos que simplesmente desapareça na manhã seguinte.

É fácil lembrar como os olhos são importantes na vida cotidiana, então por que não dar a eles a atenção correta? Se acontecer de você observar qualquer um desses 5 sintomas, é melhor não subestimá-los, especialmente se manifestam-se  com frequência.

1. Secura nos olhos ou lacrimação excessiva

1. Secura nos olhos ou lacrimação excessiva

pexels.com

O olho é coberto por um filme lacrimal que garante a hidratação adequada: pode acontecer, no entanto, que o olho encontre uma umidade baixa ou excessiva.

Se o olho estiver mal hidratado, pode ser devido à síndrome do olho seco; também em concomitância com doenças auto-imunes, o olho pode ficar pouco hidratado. Quando o olho está "seco", áreas avermelhadas aparecem e a visão fica embaçada.

Por outro lado, a condição em que o olho produz muitas lágrimas também pode ocorrer: neste caso, pode haver problemas com o canal lacrimal.

Essas situações não são sérias, mas podem criar desconforto para quem sofre: existem diferentes terapias que resolvem os dois problemas. 

Advertisement

2. "Moscas voadoras"

2. "Moscas voadoras"

Wikimedia Commons

Na medicina, as "moscas voadoras" que são observadas ao olhar para o céu - em geral, uma superfície clara e luminosa - são chamadas de miodesópsias: elas nada mais são do que as sombras projetadas na retina pelo espessamento do corpo vítreo que preenche o globo ocular.

Eles são muito comuns na população, mas se eles vierem a criar grandes perturbações na visão, pode haver outros problemas de base, até mesmo sérios como o desprendimento da retina.

É preferível consultar um especialista se as "moscas voadoras" começarem a ficar numerosas e obstruírem a visão correta.

3. Dor ou pressão no olho

3. Dor ou pressão no olho

pixabay.com

A dor no olho e a sensação de pressão sentida podem ser devida a uma multiplicidade de fatores: pode ser causada por um simples trauma, sinusite - quando os seios nasais fazem pressão contra o olho - ou por uma forte enxaqueca.

A dor geral no olho, no entanto, também pode ser causada por uma condição muito mais grave: o glaucoma. Se não devido a uma das causas descritas acima, é melhor investigar a origem da dor com maior atenção. O glaucoma, se não for tratado, também pode levar à cegueira.

4. Visão desfocada

4. Visão desfocada

maxpixel.net

A visão embaçada pode ser devido a uma deterioração natural da visão: resolvida usando óculos apropriados ou atualizando a graduação das lentes, se já estiver desgastada. O efeito embaçado, no entanto, também pode ter outras causas: um diabetes mal compensado pode levar a uma visão turva - devido ao acúmulo de açúcar no sangue que faz as proteínas cristalinas se tornarem mais espessas. A enxaqueca também pode tornar a visão turva.

5. Manchas pretas e sensibilidade à luz

5. Manchas pretas e sensibilidade à luz

JDrewes/Wikimedi

Uma nova mancha dentro da íris deve ser sempre analisada por um médico: o risco é que seja um sintoma ligado ao melanoma intraocular. Juntamente com o aparecimento das manchas, o melanoma também se manifesta através da luz ofuscante. Os fenômenos podem afetar tanto um como ambos os olhos.

O aparecimento de pequenas manchas e alterações na "trama" da íris, no entanto, podem ser completamente normais, mais frequentemente ligado a um processo de envelhecimento: em caso de dúvida, é aconselhável consultar um especialista.

Advertisement