Uma mulher compra um peixe moribundo em uma loja e em poucas semanas consegue salvar a sua vida
Quando Victoria Schild entrou na loja de artigos para a casa, ela notou em uma prateleira um pequeno aquário com um peixe imóvel dentro. Era um macho de Betta Splendens quase irreconhecível ( esse peixe é comumente chamado de "peixe lutador" pela tenacidade com a qual ele defende seu território).
O animal de estimação tinha uma cor desbotada - provavelmente estava doente - e seu corpo estava desfigurado pelo confronto com outros peixes: sua cauda em particular estava totalmente ausente. Abandonado naquela prateleira e cercado por outros em perfeita saúde, ele não tinha chances de ser comprado embora e ter uma verdadeira casa. Pelo menos até que Victoria decidisse ajudá-lo.
A mulher começou anadar pela loja à procura de um aquário espaçoso para acomodar o infeliz peixinho. Ela estava convencida de que o animal não sobreviveria e teria morrido naquela mesma noite, mas estava determinada a deixá-lo viver seus últimos momentos de uma maneira digna, e não dentro de um copo que estava na prateleira escura de uma loja.
Então ele levou o Betta para casa, colocou-o no no aquário aquecido, adicionou à água os desinfetantes que havia comprado para tratá-lo e esperou. O animal ficou parado por um longo tempo e ela temia o pior.
Depois de uma semana de quase total imobilidade, a força de vontade do peixe e o amor da mulher começaram a dar seus efeitos. O Betta começou a nadar timidamente em seu aquário... Definitivamente, um bom sinal!
O cuidado e a comida abundante começaram a revigorar a cor púrpura do peixe, que retomou lentamente os tons mutáveis típicos de sua espécie.
Lentamente a cauda e as outras barbatanas começaram a crescer. Demorou cerca de 4 semanas para ver as mudanças, mas o resultado foi além das expectativas: Victoria não esperava que, sob a pele daquela criatura tão modesta, um belo Betta Splendens estivesse se escondendo e que agora nadasse feliz pelo aquário.
Quando ficou claro que os dois não mais se separariam, Victoria decidiu dar-lhe um nome, e o chamou de Argo. Seu aquário, inicialmente vazio, foi transformado em um labirinto de plantas, pedras e galhos. Argo agora ocupa um lugar insubstituível na casa da mulher.
Muitas vezes esses animais são tratados como objetos e são deixados em pequenos aquários. Na realidade os Betta, além de serem magníficos, têm uma bela personalidade e são animais de estimação perfeitos. Eles não precisam de muito cuidado: necessitam só de um aquário adequado (não os pequenos que estão no mercado!), água aquecida, comida... e um pouco de atenção!