As filhas que tiveram mães mais severas têm maior probabilidade de ter sucesso na vida
A relação entre mãe e filha, especialmente durante a adolescência, pode realmente se tornar muito complexa! Por um lado, a filha começa a precisar de emancipação e busca sua independência, por outro, a mãe gostaria de começar a ver uma mulher nela, com todas as responsabilidades que isso acarreta. Geralmente este conflito é resolvido com confrontos verbais acalorados (temos certeza de que todos tiveram com seus pais!), e terminam com a mãe que exclama: "um dia você vai me agradecer por tudo isso!".
Bem, hoje vamos mostrar a você que é bem assim: ter uma mãe rígida realmente ajuda as filhas a terem sucesso na vida.
via iser.essex.ac.uk
Um estudo realizado pela Universidade de Essex, na Inglaterra, acompanhou a vida de mais de 15.000 meninas entre 13 e 14 anos, de 2004 a 2010, estudando sua relação com a mãe e os desenvolvimentos de suas vidas.
Emergiu que as meninas que tinham mães mais duras e mais rigorosas tinham maior probabilidade de frequentar a faculdade e aprofundar seus estudos, chegando a receber um salário em média mais alto do que as filhas de mães permissivas ou indiferentes. Além disso, elas eram muito menos propensas a incorrer em gravidezes indesejadas durante a adolescência.
Segundo o estudo, portanto, as mães mais "insuportáveis", ou seja, aquelas que são mais rigorosas na definição dos horários de saída e retorno, ou que insistem que a filha a ajuda em casa, acabam criando meninas mais conscientes de si mesmas e de suas responsabilidades e expectativas.
Criar uma adolescente não é fácil, e muitas vezes há a questão de ser muito insistente ou severo, mas, nesses casos, devemos lembrar que estamos fazendo isso para o bem de nossos filhos. Aprender os valores e responsabilidades e aprender a amar a si mesmo, são lições que seus filhos aprenderão especialmente através de você, graças às suas regras e proibições. A ciência agora confirma: um dia seus filhos vão te agradecer... mesmo pelos seus "sermões"!