Pessoas que dormem tarde podem ser mais criativas e inteligentes: é o que diz este estudo
Se você sempre foi chamado de "dorminhoco" porque adora dormir até tarde, finalmente temos boas notícias para você! De acordo com alguns estudos psicológicos conduzidos por várias universidades europeias, um elo entre a quantidade de sono e a criatividade e inteligência de uma pessoa teria surgido. Afinal, não é coincidência que mesmo algumas das pessoas mais famosas e influentes do mundo não possam dormir menos que 7-8 horas por dia...
via entrepreneur.com
Talvez pela primeira vez na história, dormir até tarde não seja visto como algo ruim. De acordo com alguns estudos, as pessoas que vão para a cama mais tarde, e que consequentemente acordam tarde, são mais criativivas do que as outras. Quem não segue os tradicionais "cânones do sono" é considerado mais progressista e inteligente do que aqueles que se levantam cedo.
De fato, um estudo realizado pela Universidade de Madri destacou em uma amostra de 1100 alunos que as crianças com "despartador natural" que se ativa mais tarde obtiveram resultados mais altos nos testes de raciocínio indutivo. Até mesmo a Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão fez um estudo sobre isso medindo a capacidade de pensamento criativo em pessoas que tendiam a dormir mais horas pela manhã.
A Universidade de Liège, na Bélgica, por outro lado, comparou o nível de produtividade ao despertar entre uma pessoa que acorda mais tarde que um madrugador. Os resultados expressaram o mesmo nível de produtividade, mesmo que em momentos diferentes, mas as pessoas que dormira até mais tarde estavam com um melhor humor no final do dia do que aquelas que tinham acordado de manhã cedo.
Obviamente, esses estudos não querem mostrar que é certo acordar tarde todas as manhãs, mas destaca o fato de que dormir mais do que o habitual de vez em quando só pode fazer bem! A amostra escolhida para essas pesquisas não pode identificar um fenômeno inteiro, porque sabemos que muito depende dos hábitos e preferências de cada pessoa. À luz do que foi dito, porém, podemos dizer que uma boa noite de sono não faz mal a ninguém!