Colocar as crianças na cama cedo pode melhorar a saúde mental das mães, diz a pediatra
Às vezes, ser mãe pode ser uma atividade difícil e cansativa, especialmente do ponto de vista neurológico e psicológico. Então, o que essas mulheres super ocupadas podem fazer para tornar sua vida familiar um pouco menos estressante? A resposta está em algo muito trivial: basta colocar os filhos na cama cedo, descansar e se desligar desse trabalho duro que é ser mãe (e pai).
via today.com
As mães, assim como os pais, que colocam seus filhos na cama imediatamente após o jantar, por volta das 20h30, são mais serenos do ponto de vista da saúde mental. No entanto, não são apenas os pais que se beneficiam com isso, mas também os filhos que têm uma vida mais pacífica e saudável, indo dormir cedo. Segundo a pediatra americana Wendy Sue Swanson, a melatonina - o hormônio que temk a função de ajudar os nossos corpos a saber quando devemos acordar e adormecer - atinge o seu nível máximo nas crianças em torno às 20 horas. Neste momento os pequenos conseguem dormir mais facilmente e ter um descanso adequado. Baseado nos estudos do U.S. National Sleep Foundation, organização sem fins lucrativos que lida com problemas de sono, crianças em idade pré-escolar devem dormir entre 10 e 13 horas, enquanto aquelas em idade escolar de 9 a 11 anos.
Dados todos esses benefícios, como os pais podem melhorar o sono dos filhos? Primeiro de tudo, eles devem se certificar que fizeram atividades físicas saudáveis ao ar livre durante o dia e de não deixar as crianças na frente de qualquer equipamento digital depois das 19:00, sem dúvida, a parte mais complicada. Uma vez feito isso, as crianças precisam se alimentar de forma saudável, para que elas tenham uma dieta balanceada e que não pese demais antes de dormir. É importante depois do jantar, fazer com que elas relaxem com música em volume baixo ou com luzes suaves para conciliar o sono. Nunca se esqueça de dar um banho nelas e fazerem com que escovem os dentes antes de dormir. Além disso, devemos sempre perguntar como foi o dia delas, abraçá-las e ler uma boa história.
Esses poucos passos simples devem se tornar, para pais e filhos, uma espécie de ritual diário para que todos possam viver mais serenos e com menos estresse a vida familiar.