É mais provável que as mães passem os genes da inteligência para seus filhos, sugere um estudo

por Roberta Freitas

09 Outubro 2018

É mais provável que as mães passem os genes da inteligência para seus filhos, sugere um estudo
Advertisement

Quando um bebê nasce, parentes e amigos imediatamente começam a observá-la cuidadosamente para ver com quem se parece. Será que tem os olhos doces da mãe? O nariz pronunciado do pai? As hipóteses são muitas e as respostas poucas: os recém-nascidos mudam tão rapidamente durante os primeiros meses, que é quase impossível estabelecer com certeza quem eles serão parecidos!

Uma coisa, no entanto, os cientistas parecem ter esclarecido: a inteligência. Aparentemente, essa característica seria herdada principalmente da mãe, e não de ambos os pais em igual medida.

via independent.co.uk

pixnio

pixnio

Os genes da inteligência seriam transmitidos a partir do cromossomo X e, como a mãe tem dois, enquanto o pai tem apenas um, a conclusão é bem lógica. As funções cognitivas como organização e percepções também são herdadas da mãe, enquanto as derivadas do pai seriam "desativadas".

Alguns testes conduzidos em camundongos mostraram que animais que herdaram mais genes da mãe tinham o maior cérebro, enquanto aqueles geneticamente mais parecidos com o pai tinham cérebro menor e corpo grande.

Em qualquer caso, especialmente se você é um pai, não deve se desesperar! Sempre de acordo com a ciência, a inteligência e atividades cognitivas são determinadas pelo código genético por apenas 40-60%. Isso significa que as habilidades de uma criança estão longe de serem estabelecidas no nascimento: todos, mamãe e papai em partes iguais, podem e devem contribuir para o desenvolvimento mental do bebê!

Advertisement