Misofonia: o transtorno daqueles que não suportam sons e ruídos irritantes
Não, você não é uma pessoa intolerante; você não é cheio de manias se toda vez que você ouve alguém fazer um som enquanto come uma sopa, você perde a paciência. Não é sua culpa se tudo isso acontece quando você ouve alguém mastigar. É tudo "culpa" de uma anomalia no lobo frontal do cérebro que o torna "diferente" daquele de uma pessoa que não tem anomalia. Na medicina, esse tipo de condição tem um nome específico: misofonia.
via webmd.com
Quem sofre de misofonia mostra uma resposta emocional exagerada ao ouvir uma categoria específica de sons: entre aqueles que desencadeiam uma reação de intolerância estão, sem dúvida, o ruído causado pela mastigação, mas também pela respiração dos outros,por bocejos e assobios.
Por um longo tempo a misofonia foi considerada simplesmente uma questão de personalidade, mas uma pesquisa revelou uma diferença na estrutura cerebral dos doentes, em comparação com uma pessoa "saudável".
A diferença está no lobo frontal do cérebro, ligada ao tratamento de sons: os misofônicos desenvolvem ansiedade e experimentam um aumento da frequência cardíaca na presença do som não tolerado. Paralelamente ao desconforto físico, também pode haver ataques verbais à pessoa que emite esses mesmos sons.
Agora que o distúrbio foi devidamente classificado é possível pensar um medicamento destinado a moderar essa resposta emocional, especialmente para aqueles que sentem grande incômodo por causa do problema.
Mas como entender se você realmente sofre de misofonia ou se você é simplesmente intolerante com aqueles que mastigam alto? Este vídeo deve dar uma resposta: se você não estiver confortável ao ouvir os sons contidos, bem, é muito provável que você seja misofônico.