A vitamina D reduz em até 50% o risco de pegar uma gripe

Quando nos aproximamos do inverno, existe sempre um medo muito grande dos primeiros surtos epidêmicos que começam a aparecer, coincidentemente com a queda das temperaturas e a diminuição das horas de sol. Todos os anos a gripe não nos deixa escapar e atinge todos indiscriminadamente. No entanto, há vários anos existe um remédio apoiado por inúmeras pesquisas científicas que poderia prevenir 50% dos casos de gripe, uma terapia preventiva que, porém, quase ninguém conhece...
via sciencedaily.com

Provavelmente nem todo mundo sabe que a vitamina D ajuda a combater surtos sazonais de gripe. Ao longo dos anos, vários estudos foram feitos sobre o potencial desta substância que começa a faltar em nosso corpo, especialmente durante os meses de inverno. Esse elemento é naturalmente produzido dentro do corpo quando estamos em contato com a luz solar, por esse motivo, segundo os especialistas, os picos de gripe coincidem precisamente com o período de inverno. A pesquisa mostrou que, em alguns casos, a administração prolongada dessa vitamina pode diminuir o risco de infecção por gripe em 50%.
Ao contrário das vacinas contra gripes e outras drogas antivirais, a vitamina D é muito barata e não tem efeitos colaterais. Ela ativa o sistema imunológico da pessoa, que começa a produzir proteínas que podem neutralizar os vírus e é que são capazes de estimular a produção de glóbulos brancos que protegem o trato respiratório de infecções. Não é coincidência que em muitos países seja usado para o tratamento e prevenção de muitas doenças, a "Vitamina do Sol" é, na verdade, capaz de prevenir fraturas ósseas, de reduzir os riscos de câncer, doenças cardíacas e diabetes, bem como infecções bacterianas e virais.

Vários estudos japoneses demonstraram a eficácia do tratamento preventivo à base de vitamina D em crianças, reduzindo os casos de infecção. A taxa de sucesso associada a essa substância é superior às vacinas e aos medicamentos antivirais, que, ao contrário, não poderiam ser administrados como uma forma preventiva de larga escala, devido aos custos e à toxicidade dos produtos. Por esta razão, muitos médicos recomendam aumentar suas doses tomando suplementos de vitamina D no inverno.

Infelizmente, a quantidade desta substância presente nos alimentos é realmente insignificante e a dose diária recomendada para um adulto é muito maior do que aquela aconselhada por organizações de saúde. Aumentar a dosagem também significa prevenir outras doenças sazonais, como pneumonia e meningite.
OBS.: Se você quiser tentar esta terapia preventiva, lembre-se de consultar o seu médico para obter todas as informações sobre as dosagens e os efeitos que isso pode ter em seu corpo.