Cozinhar doces para outras pessoas pode trazer benefícios à saúde mental: é o que um psicólogo revela
Os amantes da culinária adoram preparar uma boa sobremesa. Eles estão sempre prontos para fazer uma a cada vez que surge uma oportunidade. Cozinhar uma sobremesa não é uma coisa simples, mas as pessoas que o fazem regularmente estão sempre felizes, relaxadas e prontas para preparar um bolo para a próxima ocasião. Como pode ser possível? A psicologia parece ter a resposta ...
via huffpost.com
Preparar doces tem benefícios na saúde mental e na expressão criativa de uma pessoa. Já faz algum tempo que a psicologia tem mostrado que ter uma saída criativa com a qual se expressar consideravelmente reduz o estresse, independentemente de se tratar de pintura, música ou culinária. A Dra. Donna Pincus, professora de Psicologia e da Universidade de Boston, explicou que o estresse está ligado a inúmeros problemas mentais e físicos, e encontrar a maneira de administrá-lo pode ser a solução.
Afinal, cozinhar doces para outras pessoas sempre foi uma forma real de comunicação. Por exemplo, o costume de dar comida para pessoas que perderam alguém é uma forma de comunicar os próprios sentimentos. Acima de tudo, aqueles que acham difícil demonstrá-los abertamente ainda se apegam a essas práticas culturais.
Cozinhar doces, portanto, tem efeitos sobre a saúde mental semelhantes aos causados pela meditação; de fato, numerosos cursos de terapia culinária se espalharam como aqueles organizados por Julie Ohana. Essas reuniões fazem parte do tipo de terapia conhecido como ativação comportamental, já que cozinhar doces é uma ótima maneira de se concentrar no momento presente e no quadro geral das coisas. Pensar na receita passo a passo, pensar na receita como um todo, pensar em quando ela estará pronta e finalmente compartilhá-la significa ter consciência de suas ações e, consequentemente, reduzir os pensamentos negativos que afligem a mente.
Cozinhar para os outros é também um ato de generosidade que aumenta a sensação de bem-estar e, portanto, reduz o estresse; essas formas de altruísmo têm resultados tangíveis nas emoções das pessoas e foram documentadas durante anos em numerosos estudos científicos. Sacrificar o tempo de cozinhar para os outros também tem um significado emocional e físico! Preparar algo para as pessoas de quem gostamos e para alguém que certamente apreciará nosso prato, trará maiores benefícios do que fazer sobremesas apenas por prazer pessoal.
Então, da próxima vez que você pedir a alguém para preparar uma boa sobremesa, não se sinta culpado: você faz isso para o bem dela!