Refluxo ácido: 7 alimentos que podem ajudar a combatê-lo sem precisar usar medicamentos

por Roberta Freitas

29 Setembro 2018

Refluxo ácido: 7 alimentos que podem ajudar a combatê-lo sem precisar usar medicamentos
Advertisement

O refluxo é um distúrbio que ocorre quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago, ou seja, no tubo muscular que transporta alimentos e líquidos da boca ao estômago, causando uma dolorosa sensação de queimação no estômago, devido aos sucos gástricos ácidos que corroem as paredes. Quando ocorre de forma regular e frequente (mais de duas vezes por semana), é denominada doença do refluxo gastroesofágico.

No entanto, se livrar dele é simples: fazendo uma dieta que contenha os seguintes 7 alimentos.

via healthline.com

maxpixel

maxpixel

1. KEFIR. É uma bebida obtida a partir da fermentação do leite que ajuda a digestão e acalma o trato digestivo. Tem um sabor fresco e é muito nutritivo; um substituto perfeito para produtos lácteos que, por outro lado, devem ser evitados em caso de refluxo ácido.
2. VEGETAIS FERMENTADOS. O Kimchi, chucrute ou outros vegetais fermentados contêm o lactobacilo, extremamente eficaz também para prevenir azia.

Advertisement
maxpixel

maxpixel

3. Amêndoas. Ricas em nutrientes saudáveis, possuem alto teor de minerais (cálcio e magnésio) que reequilibram a acidez de forma natural. É aconselhável consumí-las especialmente longe das refeições, como lanches.
4. VINAGRE DE MAÇÃ. É aconselhável misturar uma colher de vinagre de maçã com um copo de água e beber antes das refeições.
5. ÁGUA DE COCO. Rica em potássio e eletrólitos, ajuda o corpo a se manter hidratado. É aconselhável beber durante o dia e antes de dormir. 

pixabay

pixabay

6. VEGETAIS DE FOLHA VERDE. Ricos em nutrientes, estes vegetais também são mais fáceis de digerir, por isso é uma ótima maneira de prevenir o refluxo ácido. 
7. GENGIBRE. Tem efeitos protetores no estômago, ajuda a regular a acidez, estimula a digestão e a produção de enzimas digestivas. Deve ser tomado depois das refeições em um chá com o mel, mas tenha cuidado: em alguns casos pode ser irritante.

Advertisement