9 sintomas comuns que podem sugerir uma intolerância ao glúten
A intolerância ao glúten - cada vez mais difundida - é uma alteração da tolerância intestinal em relação a esse nutriente proteico que, se permanente, se transforma em uma forma alérgica real, conhecida como doença celíaca.
Como a intolerância não é uma doença, mas sim uma condição parafisiológica, abster-se de consumir alimentos que contenham glúten ajuda a evitar a inflamação do intestino.
É importante, portanto, conhecer os principais 9 sintomas típicos da intolerância ao glúten, aprender mais sobre seu corpo e proteger sua saúde.
via Health Line
1. Problemas na pele e nas unhas
A queratose dos cabelos e a dermatite herpetiforme podem ser uma consequência da sensibilidade ao glúten: neste caso, haverá prurido e erupções cutâneas no corpo e unhas quebradiças.
2. Problemas intestinais
Os principais sintomas estão associados à disfunção intestinal: diarréia, náusea, inchaço abdominal, constipação - os mesmos sinais típicos da síndrome do intestino irritável, com os quais a intolerância ao glúten é freqüentemente confundida.
3. Mudanças de peso inexplicáveis
Mudanças súbitas e contínuas no peso podem ser uma consequência de processos inflamatórios a nível celular e distúrbios metabólicos - na verdade, de uma má absorção característica da intolerância ao glúten.
4. Distúrbios do sistema nervoso central
Aansiedade, insônia, depressão, dores de cabeça, problemas de concentração e fadiga são consequências da irritabilidade intestinal produzida pela intolerância ao glúten.
5. Desequilíbrio hormonal
Distúrbios hormonais típicos da sensibilidade ao glúten são ciclos menstruais irregulares, flutuações repentinas de peso e acne.
6. Déficit de atenção e hiperatividade
Conhecido como TDAH, pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos, devido à falta de atenção e problemas de autocontrole.
7. Problemas dentais
A má absorção de nutrientes típica da intolerância ao glúten diz respeito ao cálcio, causando problemas dentários - hipersensibilidade do esmalte, cáries e úlceras da mucosa.
8. Anemia
O ferro também é vítima de má absorção intestinal da intolerância ao glúten; isso resulta em redução do volume sangüíneo, fadiga, falta de ar, dores de cabeça, palidez da pele, mucosas e até artrite.
9. Doenças autoimunes
Produnis - PflegeWiki.de/wikimedia
Muitas pessoas com doenças autoimunes têm intolerância ao glúten; A própria doença celíaca é classificada como tal e aumenta o risco de desenvolver doenças mais graves, como tireoidite autoimune, doença hepática autoimune, doença de Crohn, diabetes, vitiligo, artrite reumatóide e esclerose múltipla.