Algumas coisas que podem mudar na vida de um tio quando um sobrinho finalmente chega
Para uma criança, ter a atenção de uma grande família é maravilho. Não apenas os pais os amam, mas também os irmãos, avós e tios, todos concentrados para que se sintam bem e cresçam da melhor maneira.
No entanto, a relação que é estabelecida não é unidirecional. A criança também tem um papel muito específico na vida de sua família e traz a sua carga de amor e doçura. Hoje, em particular, vamos falar dos tios. O que a chegada de uma criança na família muda para tias e tios?
A experiência de viver em contato com uma criança e participar de sua educação permite que os tios se testem em condições privilegiadas: são, em todos os aspectos, os "segundos pais", mas não têm a mesma responsabilidade moral. É como um teste, onde podem facilmente alternar momentos de severidade com outros momentos de total cumplicidade, permitindo assim alguns acessos extras.
Tal como acontece com todos os membros da família, as crianças também exercem um efeito energizante sobre os seus tios: os pequenos os incentivam a brincar durante horas, os trazem de volta para a infância, fazendo com que lembrem que a vida deve ser vivida intensamente. Eles são uma injeção real de bom humor e de espírito infantil!
Os sobrinhos são uma espécie de passaporte para um estado de relaxamento: até as coisas mais absurdas e louco, com os sobrinhos podem ser feitas... quem pode ficar com raiva na frente de um bebezinho sorridente e do tio que fez o que ele queria?
Além disso, e principalmente, os sobrinhos fortalecem os laços familiares: graças a eles, os tios passam mais tempo com seus irmãos, e também com os pais. Num mundo em que os laços familiares parecem cada vez mais decadentes, a chegada de uma criança pode revigorar o desejo de estar junto e compartilhar uma refeição, uma viagem ou um simples bate-papo.
Por estas e por muitas outras razões, a chegada de um sobrinho pode ser algo ótimo na vida de um tio ou de uma tia! Afinal, onde há amor, sempre sai algo de bom.