Pensar que você precisa ser forte a cada momento, pode levar a um colapso emocional: é o que um estudo revela

por Roberta Freitas

19 Setembro 2018

Pensar que você precisa ser forte a cada momento, pode levar a um colapso emocional: é o que um estudo revela
Advertisement

Todos nós nos estressamos, alguns mais, alguns menos e por diferentes razões. Algumas pessoas, no entanto, acabam se estressando com tudo: não apenas com o trabalho, mas também com os conflitos que normalmente surgem com as pessoas, com a família, com o futuro, com o passado, com a ansiedade de ter que fazer uma escolha.

Esgotamento emocional é como uma bomba que explode sem um relógio, de um dia para outro. Sem aviso. É como uma corda que rompe sem mostrar sinais de cedimento, pelo menos pelo que você vê do lado de fora.

via Health Line

pixabay.com

pixabay.com

O colapso emocional é como cair no abismo da negatividade: tudo dá espaço para a depressão, a melancolia e o desespero. Em casos graves, é o momento em que as doenças crônicas se desenvolvem. Falta ar, a respiração é curta e pesada e parece que não há como voltar a viver mais levemente. O peso é muito grande para se livrar dele.

A mente está cansada, mas nem mesmo o físico está muito atrás: nos agarramos àquela pouca força interior para dar um sorriso, mesmo que dentro de nós estejamos quase desmoronando.

Advertisement

O que provoca o colapso emocional

O que provoca o colapso emocional

pixabay.com

Aqueles que sentem que recebem muito menos do que dão desenvolvem sentimentos de frustração e submissão. Os mais atingidos pelo colapso emocional são aqueles que dão o melhor de si em qualquer área, mesmo à custa de seu próprio bem-estar.

Se cancelam continuamente esperando receber o reconhecimento apropriado pelo seu esforço, mas sempre acabam com o arrependimento de ter se colocado em segundo lugar. No trabalho e na família, essas pessoas estão sempre prontas para cuidar de tudo e assumir a responsabilidade por tudo.

Essas pessoas acabam se sentindo canceladas, inexistentes: ter sacrificado o tempo para si mesmas faz com que elas se sintam vazias, mas cheias dos problemas dos outros. 

Quais são os sintomas?

Quais são os sintomas?

pixabay.com

Cansaço físico: o esgotamento se estende desde a manhã logo que acordamos, até a noite quando até o apetite começa a faltar.
Sentimento de não ter emoções: a pessoa que está prestes a ter um colapso emocional não sente mais emoções fortes, tanto positivas quanto negativas. Todas eles têm o mesmo tom de cinza.
Ausência de motivação: falta de força de vontade para fazer qualquer coisa, até mesmo o que, antes, adorava fazer.
Incapacidade de se concentrar: a mente está tão cheia que não é capaz de se concentrar em um único pensamento. Um sentimento de confusão prevalece.
Esquecimentos: a pessoa que sofre de exaustão emocional começa a ter alguns lapsos de memória e alguns esquecimentos importantes. Esses episódios fazem com que ela se sinta ainda mais fraca e inadequada.
Irritabilidade: ocorrem ataques de raiva e nervosismo que não são típicos da pessoa.
Insônia: a qualidade do sono piora e começam os pesadelos. 

Como superar e prevenir o colapso emocional

Como superar e prevenir o colapso emocional

pexels.com

A arma mais eficaz para superar um período de colapso emocional é o repouso absoluto: também pode ser útil afastar-se momentaneamente de tudo o que provoca estresse, restaurar seu equilíbrio interno e analisar as condições que levaram à exaustão.

Para evitar o esgotamento, no entanto, é apropriado garantir que você SEMPRE encontre tempo para se dedicar ao seu bem-estar: ele não precisa necessariamente ser um momento em que você se dedica a uma atividade em particular, até mesmo ficar sem fazer nada é muito benéfico.

Ao mesmo tempo, devemos aprender a renunciar à perfeição: as coisas não serão excepcionais somente se você cuidar delas, elas serão boas mesmo se forem imperfeitas. Perseguir o ideal de perfeição e controle total sobre as situações é uma utopia que só nos tira tempo e saúde.

Advertisement