Casas comuns para idosos: uma alternativa mais barata e mais social às casas de repouso tradicionais
Imaginar sua própria velhice pode ser assustador; no entanto, como toda fase importante da nossa vida, ela deve ser enfrentada de maneira revolucionária, com determinação. Compensando a menor força física e as inevitáveis enfermidades, estão a maior experiência e consciência, a partir das quais é possível desenhar novas idéias para aproveitar melhor esse período, com todas as coisas boas que oferece.
Por isso, uma das últimas notícias sobre o tema da terceira idade é o chamado de "lar dos idosos" e promete acabar com os lares tradicionais.
O que é uma casa para idosos?
O lar comum do idoso configura-se como uma "senior co-housing", ou seja, como uma convivência entre idosos. O fenômeno, nascido na Dinamarca na década de 1960, só se tornou popular nos últimos anos, especialmente na América do Norte.
Estas são comunidades nas quais todo ancião tem seu próprio espaço - um quarto ou um apartamento - e ao mesmo tempo compartilha com outros algumas áreas comuns.
Desta forma, todos preservam a privacidade e a autonomia e ganham a companhia de pessoas que não são apenas vizinhas, mas tornam-se amigas, porque com elas decidem compartilhar uma esfera da sua existência - através do compartilhamento da sala de jantar, da sala de estar, biblioteca, o jardim, e tudo que você pode imaginar ter em uma casa.
As vantagens de uma casa para idosos (e um defeito)
- Oferece uma melhor qualidade de vida, mental e emocional. Na verdade, essas casas não são consideradas locais de "destino final", como casas de repouso ou asilos, mas como formas novas e estimulantes de continuar desfrutando a vida.
- É uma comunidade verdadeira. Aqueles que moram em uma casa para idosos têm seus amigos por perto: uma ótima oportunidade - em qualquer idade.
- Garante mais privacidade. Todo mundo tem seu próprio espaço e os momentos de compartilhamento não são forçados: cada um escolhe como gerenciar amigos e privacidade.
- É mais barato. Geralmente esta solução custa menos do que um lar de idosos porque os recursos são agrupados.
- Dá mais segurança. Você não está sozinho: se você precisa de seus amigos - pessoas que conhecem seus hábitos e estão acostumados à sua presença - eles estão prontos para te socorrer; o custo mais baixo também permite que você tenha ajuda externa quando necessário.
- Todo mundo pode dar sua opinião. Gerenciar espaços comuns de maneira igual significa que todos têm o mesmo direito de expressão: as decisões comuns são comunitárias.
Diante de todos esses aspectos positivos, um lar para idosos talvez ofereça um nível de atenção inferior ao de uma casa de repouso; mas se você considerar os benefícios de uma vida emocionalmente mais gratificante e o fato de estar cercado de pessoas que cuidam de você por afeição, esse 'defeito' pode ser superado e resolvido.
Desvantagem das tradicionais casas de repouso
- Custo astronômico. As casas de repouso e asilos são a forma mais cara de cuidados de longo prazo.
- Má saúde mental e emocional. Deixar a sua casa para ir para um lugar percebido como asséptico e impessoal pode levar a um sentimentos de perda, solidão e depressão, que não afetam positivamente o estado de saúde.
- Possível mau atendimento/negligência. A equipe presente em um asilo cuida dos idosos porque eles o fazem como trabalho e são pagos: no lar para idosos um amigo cuida do outro.
- Perda de independência. Pode ser difícil para uma pessoa idosa mudar sua rotina adaptando-se ao programa padrão de uma casa de repouso: uma perda de autonomia que prejudica a autoestima.
- Mais longe. Às vezes, um asilo pode deixar o idoso muito longe do resto da família.
- Má qualidade dos alimentos. Em geral, a cantina de uma casa de repouso não presta muita atenção à qualidade dos produtos, nem ao resultado final. Em casa, com seus amigos, você pode escolher o melhor.
- Não escolhe os companheiros de quarto. Em uma casa de repouso você não pode escolher a pessoa que você terá no quarto ao lado ou, ainda pior, no mesmo quarto.
Na velhice como na juventude, a companhia é algo impressindível: o ser humano é animado pelo desejo de conexão. A capacidade de manter a independência enquanto vive com amigos é a solução ideal para qualquer idade.
O que você acha?