Se o seu filho tem medo de começar a escola, estas são algumas sugestões para fazer com que ele supere os medos
O início da escola ou da creche pode ser traumático para uma criança (e também para os pais). Em muitos casos, é a primeira vez que a criança deixa um lugar seguro, como sua casa, e uma figura amiga, como mamãe e papai, para passar horas e horas em um lugar desconhecido com estranhos. Os que estamos prestes a propor são uma série de dicas para enfrentar melhor essa nova experiência! Confira.
1. Se você puder, acompanhe seu filho nos primeiros dias
É importante que a criança saiba que seus pais estarão próximos a ela em um momento tão delicado. Se possível, acompanhe o seu filho à escola durante esta primeira fase definida como "período de adaptação" e dê para ele todo o apoio!
2. Converse com ele antes do começo das aulas
3. Participe desta nova experiência
DIE LINKE Nordrhein-Westfalen/Flickr
Infelizmente, nem sempre é possível acompanhar seus filhos à escola durante a fase de adaptação. Existem outras maneiras de demonstrar a sua proximidade. Você pode, por exemplo, perguntar como eles foram, ajudá-los com o dever de casa e mostrar-lhes que estão envolvidos e interessados.
4. Apresente-se para os professores
É sempre bom conhecer os professores nos primeiros dias de aula. Você pode explicar para eles sobre quais são seus medos e preocupações. Esta é também uma maneira de conhecer os pais de outras crianças.
5. Convide os seus amigos para vir na sua casa
Quando seus filhos tiverem feito amizades, convide-os paravir na sua casa passar um pouco de tempo com seus filhos. Isso fortalecerá o vínculo de amizade e fará com que a criança entenda que a escola é um lugar para conhecer pessoas novas e queridas.
6. Conte como foi a sua experiência na escola
Pode ser importante contar aos seus filhos histórias sobre sua vida escolar. Isso fará com que ele entenda que a escola não é o fim do mundo e que você também conseguiu "sobreviver" a essa experiência.
7. Fique atento ao bullying
É um problema atual com o qual devemos ter muito cuidado. Se seus filhos são vítimas, eles certamente terão uma experiência infeliz na escola. Se, ao invés disso, eles fizerem atos de intimidação, devem saber, o quanto antes, que o que fazem é errado! Aborde o problema com a escola, professores e outros pais.
Estas foram as nossas dicas para melhor enfrentar os primeiros dias de escola de seus filhos. Conte para gente quais são seus medos ou preocupações.