Fotos do primeiro dia de escola: veja quais riscos você corre compartilhando este tipo de fotos nas redes sociais
O primeiro dia de aula é um momento importante na vida de cada criança, o início de uma nova fase em que há tantas esperanças, sonhos e ansiedades. Um momento imperdível, que mães e pais geralmente querem imortalizar com uma foto para adicionar aos álbuns de família.
Não há nada de errado nisso, se o álbum em questão é de papel, como no passado, ou se ainda permanece na esfera privada; mas é muito arriscado se a foto terminar na web. Aqui estão os perigos e como evitá-los.
via guiainfantil.com
Riscos que você deve evitar
Os primeiros a lançar o alarme foram os agentes federais do México, onde o ano letivo acabou de começar. "Como autoridade somos obrigados a alertar a população sobre os perigos das redes sociais e como facilitamos o trabalho de sequestradores, traficantes, enfim, qualquer tipo de criminoso: esse tipo de publicação no começo do ano escolar é o que a maioria dos criminosos espera para escolher suas vítimas ".
Em todos os países, as autoridades alertam os pais para não postarem fotos do retorno de seus filhos à escola nas redes sociais: essas imagens podem fornecer aos criminosos todos os tipos de informações importantes sobre crianças, como:
Nome da criança;
Instituição escolar frequentada;
Horários escolares;
Uniforme escolar;
Pessoas presentes na entrada da escola e eventuais responsáveis/professores que controlam os menores;
Edifícios ao redor da escola ao longo do caminho seguido pela criança;
Pessoas acompanhando a criança e em quem ela tem confiança;
Amigos das crianças.
Informações demais para um criminoso.
Precauções que você deve adotar
Para não deixar de fotografar seus filhos em um momento tão importante de sua vida, é oportuno adotar precauções simples:
Não tire fotos ao lado de sinais de trânsito, à sua porta ou na escola;
Verificar se nas fotos não há elementos capazes de identificar a escola frequentada pela criança;
Não compartilhe fotos com outras crianças sem a permissão dos pais;
Nas redes sociais, limite a privacidade das fotos que dizem respeito à criança apenas a pessoas de confiança.
Em qualquer caso, precisamos estar cientes que, uma vez colocadas on-line, as fotos permanecem em circulação na Internet para sempre: na dúvida, portanto, é melhor não postar a foto e armazená-la em particular.