6 efeitos colaterais que podem acontecer se você beber água e limão com muita frequência

por Roberta Freitas

19 Agosto 2018

6 efeitos colaterais que podem acontecer se você beber água e limão com muita frequência
Advertisement

Beber um copo de água morna com limão pela manhã, antes do café da manhã, é um hábito que muitas pessoas têm, inclusive muitas celebridades: alguns dizem que você perde peso, outros que desperta o metabolismo. Certamente mal não pode fazer, e pode ser uma maneira agradável e refrescante de beber o primeiro copo de água do dia.

Mas realmente não há contra-indicações no copo de água e limão? Existem algumas e, como de costume, elas aparecem quando você exagera com as quantidades.

via insider.com

Água com limão faz bem, mas cuidado com as quantidades.

Água com limão faz bem, mas cuidado com as quantidades.

pixabay.com

Aqui está o que a água e o limão podem fazer quando bebidos com muita frequência:
 
  • Danifica os dentes: como o suco de limão é muito ácido, a longo prazo pode corroer o esmalte dos dentes. Quando isso acontece, os dentes aparecem amarelos e ásperos quando a língua é passada.
  • Altera o estômago: se você exceder a quantidade de limão na água, o estômago pode ser afetado. Os médicos alertam que o suco de limão pode piorar o estado das úlceras existentes e pode iniciar a chamada síndrome do refluxo gastroesofágico: os sintomas são azia, dor de cabeça e náusea.
  • Cause cáries: isso é especialmente verdadeiro para aqueles que geralmente adoçam o copo de água e limão ou que bebem sucos concentrados em vez de sucos frescos espremidos. A longo prazo, a quantidade de açúcar dissolvido pode levar ao desenvolvimento da cárie dentária.
  • Piora as aftas: beber água e limão na presença de aftas na boca significa atrasar a cicatrização das feridas. A acidez do suco reacende a irritação das mucosas.
  • A casca de limão pode estar contaminada: se você não tem o hábito de escolher limões orgânicos, beber água e limão pela manhã pode perder qualquer aspecto saudável. Um estudo descobriu que em 70% dos limões não orgânicos existem várias bactérias nocivas para os seres humanos, incluindo E. Coli que causa vômitos e diarréia. Uma maneira de limitar o dano é espremer o limão e não mergulhá-lo na água.
  • Pode dar enxaquecas: o limão se enquadra na categoria desses alimentos que, de alguma forma, podem promover o aparecimento de enxaquecas. Alguns estudos mostraram uma conexão entre dores de cabeça e frutas cítricas. 
Como sempre, o segredo está em não exagerar com as quantidades!

Advertisement