6 exercícios simples para acabar com a dor nas costas e no nervo ciático
A dor que geralmente sentimos na região lombar, acima das nádegas, é um distúrbio muito comum que afeta mais as pessoas de idade avançada, mas pode aparecer ainda mais cedo.
Geralmente há uma tensão na parte inferior das costas, mas se isso é acompanhado por uma irradiação para a coxa, a perna ou o pé, então os nervos também estão envolvidos: é o problema no nervo ciático.
Obviamente, um médico pode identificar fatores de risco específicos, como obesidade, postura ou problemas psicológicos, mas se não for um evento crônico, você pode ter grandes benefícios com o alongamento.
Em poucos minutos de exercício, você pode relaxar essa parte do corpo e limitar ou cancelar o início da dor nas costas e dor no nervo ciático. Aqui estão 6 exercícios que recomendamos.
OBS.: estes exercícios não substituem a consulta de um médico, e devem ser realizados sem forçar suas habilidades: eles são eficazes mesmo se as posições descritas nas fotos não forem completamente alcançadas!
1: POSIÇÃO DO CAMELO. Comece ajoelhado no chão. Coloque as palmas das mãos nos calcanhares e relaxe lentamente as pernas, levando o quadril para a frente. Não force a posição, apenas vá até onde você se sentir confortável.
2: ALONGAMENTO PARA A FRENTE Sente-se no chão e abra as pernas até se sentir confortável, com os joelhos estendidos. Lentamente traga seu tronco para frente, sem dobrar o pescoço, até onde você consiga chegar.
4: ABERTURA LATERAL. Começando de pé, abra as pernas, mantendo os pés voltados para a frente. Comece a dobrar lentamente um joelho, mantendo o pé voltado para a frente e, ao mesmo tempo, gire a outra perna em modo que o outro pé fique em direção ao teto.
5: POSIÇÃO DA BORBOLETA. Uma das posições mais simples, geralmente ensinada na escola, mas também a mais eficaz. Sente-se no chão, junte as solas dos pés e abra os joelhos. Relaxe as pernas e as costas e, se necessário, pressione suavemente com as mãos para estender ainda mais os joelhos.
6: ALONGAMENTO DO ANTEBRAÇO. Uma técnica muito útil se você estiver acostumado a levantar pesos com frequência. Estique o braço para a frente com a palma voltada para baixo e dobre o pulso. Com a outra mão, pegue a mão que estava dobrada e puxe em sua direção. Você sentirá o antebraço alongando consideravelmente.