Os bombeiros alertam para nunca deixarmos garrafas de plástico no carro: elas podem causar incêndios
Levar uma garrafa de água com você é um hábito saudável durante os meses quentes do ano. No entanto, durante este período, a coluna de mercúrio pode subir consideravelmente, e devemos estar atentos a não cometer um erro que já muitas vezes ameaçou se transformar em uma tragédia.
Deixar uma garrafa de água no carro pode ser muito perigoso, a ponto de os próprios bombeiros lançarem um apelo.
via today.com
Tudo começou quando a notícia de um homem que, como muitas outras pessoas, deixou inocentemente uma garrafa de água no carro e foi trabalhar.
Durante a pausa para o almoço, o homem viu a fumaça saindo do carro e conseguiu evitar o pior. A garrafa havia refletido a luz do sol e a tinha concentrado por um longo tempo em um ponto do estofamento, desencadeando um princípio de fogo.
O que aconteceu é muito semelhante a quando você acende uma chama usando uma lupa, concentrando os raios do sol em um ponto.
A notícia do homem repercutiu em todas as partes do mundo: ninguém jamais pensou nos riscos que podem estar por trás de uma ação aparentemente inócua. Nos meses de verão, e especialmente em dias quentes, não é absolutamente seguro deixar garrafas plásticas nos assentos ou no carro em geral.
Mas há também outra razão para evitar de deixar uma garrafa no carro: quando é submetida a altas temperaturas - como aquelas dentro de um carro ao sol - o plástico libera substâncias tóxicas que contaminam a água contida. Por esta razão, você deve preferir garrafas de vidro ou, no máximo, certifique-se de conservá-las adequadamente, e a use somente uma vez!