As formigas constroem uma ponte viva para atacar um ninho de vespas: uma verdadeira demonstração de que a união faz a força

por Roberta Freitas

08 Agosto 2018

As formigas constroem uma ponte viva para atacar um ninho de vespas: uma verdadeira demonstração de que a união faz a força
Advertisement

Entre os animais mais temíveis, certamente não esperamos encontrar as formigas: conhecidas por serem extremamente dedicadas ao trabalho e, em sua pequenez, criaturas incrivelmente inteligentes, não possuem garras ou venenos letais para a maioria dos animais. No entanto, as formigas podem ser um perigo real quando uma colônia inteira colabora junta.

Quando se diz que "a união faz a força" podemos tranquilamente usar este exemplo: uma colônia de formigas construiu uma ponte viva para atacar um ninho de vespas.

Screenshot Youtube

Screenshot Youtube

As formigas legionárias estão entre as mais perigosas, tanto para suas presas (pequenos e médios insetos) quanto para os próprios homens. Quando a comida acumulada nos formigueiros começa a faltar, a colônia de legionárias forma uma expedição de caça organizada.

Elas se movem em linhas muito longas, como as falanges do antigo exército, protegendo a colônia com o uso de uma mordida particularmente agressiva. Colônias de formigas legionárias podem contar com até 20 milhões de indivíduos.

Este vídeo, feito no Brasil, mostra como as formigas legionárias se projetaram ao ponto de construir uma ponte viva (feita de formigas) para alcançar uma colmeia que está no teto. As vespas não são presas impossíveis para formigas: ao agir em grupo, elas envolvem as vespas impedindo-as de voar. As repetidas mordidas fazem o resto.

Um verdadeiro pesadelo para aqueles que tem fobia de insetos!

Advertisement