Um raro pavão branco se prepara para abrir a sua cauda: o espetáculo que cria é maravilhoso!
Símbolo de elegância e esplendor, o pavão impressionou os homens de todas as eras, que foram arrebatados por suas cores vibrantes e por seu andar elegante. Os machos desta espécie possuem uma cauda peculiar, que se abre em todo o seu esplendor para atrair as fêmeas ou mesmo para mostrar sua grandeza aos rivais.
A cor da plumagem não deriva apenas de uma simples pigmentação, mas de uma característica estrutural: cada pena é composta de estruturas que interferem na refração da luz, criando o efeito luminoso.
Neste caso, vamos mostrar uma variante do pavão colorido (que todos nós conhecemos); é um exemplar mais raro, mas igualmente espetacular: o pavão branco.
O pavão branco é idêntico ao seu parente colorido, se não pela ausência absoluta de pigmentação das penas. Essa característica lhe dá uma aparência angelical, como se fosse uma criatura que saiu de um sonho.
A cor branca é típica dos pavões afetados pelo albinismo, caracterizada pela total ausência de melanina; no entanto, existem também pavões albinos brancos, que podem ser distinguidos dos últimos através da coloração dos olhos: nos albinos são cor-de-rosa, nos não-albinos são escuros.
Mas agora basta com as explicações, aproveite este vídeo espetacular que mostra a cauda de um pavão branco: vale muito a pena!