A fábula do agricultor: a história chinesa que todos deveríamos ler
Infelizmente, coisas ruins podem ocorrer durante o nosso percurso de vida. Mas você nunca pode saber se essa desgraça não pode se transformar em algo positivo. Todo evento, seja positivo ou negativo, causa conseqüências que nem sempre são tão boas ou ruins.
Essa fábula chinesa nos ensina como devemos sempre esperar que sejam os eventos da vida a determinar se se trata de uma desgraça ou de sorte, e não antecipar o veredito, mesmo quando tudo parece desabar sobre nós.
Um dia, o filho de um agricultor deixou o único cavalo que possuíam escapar do recinto. Quando os vizinhos souberam a história, foram até a casa do velho senhor para lhe mostrar solidariedade: "É uma desgraça, pois agora você vai ficar sem um animal para ajudá-lo com o trabalho!", "É uma má sorte!". O agricultor, sem pestanejar, respondeu: "Pode ser má sorte".
No dia seguinte, o cavalo voltou para o recinto junto com outros sete cavalos que o seguiram desde a floresta. O agricultor tornou-se o homem mais rico da aldeia, e todos os habitantes vieram até ele para parabenizá-lo: "Mas que sorte você teve, é um milagre!" O agricultor respondeu: "Talvez".
No dia seguinte, o filho quebrou a perna enquanto tentava domar um dos cavalos selvagens. O inverno estava chegando e o agricultor não conseguiria tomar conta dos campos sozinho. Os vizinhos foram visitar o jovem, consolando o pai com palavras de tristeza: "É uma coisa terrível que aconteceu com você!" O fazendeiro respondeu: "Talvez".
No dia seguinte, o exército chegou à aldeia para recrutar jovens saudáveis para combater uma guerra impossível de vencer: o filho do fazendeiro não foi levado porque estava de repouso com uma perna quebrada. Todos os vizinhos voltaram para a casa do velho: "Que sorte você teve! Nossos filhos partiram para a guerra, enquanto o seu não!". Mais uma vez, o agricultor disse: "Talvez".
Esta história nos ensina uma coisa que esquecemos sempre quando nos acontece algo ruim.
Todo evento, por mais horrível que seja, pode se revelar positivo. Serão apenas os eventos da vida a clarear as nossas idéias sobre a natureza daquilo que, no momento, parece apenas uma desgraça.
Quantas vezes não aconteceu que um episódio desfavorável se transformou em algo positivo? Cabe a nós não nos afundarmos na negatividade do momento, mas deixar um pouco de esperança de que as coisas podem evoluir de uma maneira completamente diferente.
A atitude certa que pode ser adotada quando algo de ruim acontece é esperar, sem tirar conclusões apressadas. As consequências das situações são imprevisíveis e podem nos surpreender. Isso não significa não chorar ou não sofrer, mas essa visão da vida torna possível enfrentar a dor de uma maneira mais tolerável.
Você já conhecia essa fábula? Compartilhe com quem precisa mudar sua atitude diante dos eventos da vida!