Se você avistar um cachorro com um laço amarelo você não deve chegar perto dele: significa que ele precisa de espaço
Amar os cães significa ser capaz de respeitá-los nas suas individualidades e necessidades. Assim como as pessoas, cada cão tem uma personalidade e necessidades, que devem ser levados em consideração, não apenas para o bem animal, mas também para o bem das pessoas.
Se, obviamente, os donos conhecem bem seus amigos de quatro patas, não se podemos dizer o mesmo das pessoas estranhas que eles encontram na rua: foi assim que nasceu a iniciativa útil da fita amarela.
via goodfullness.com
Se você estiver passeando em um parque e cruzar com um cachorro com uma fita amarela no pescoço ou na coleira, não se assuste, mas nem mesmo faça carinho nele: aquela simples fita indica que o cão precisa de espaço, e é necessário portanto, tratá-lo com cautela.
A ideia é promovida pelo projeto The Yellow Dog, um movimento global que visa educar as pessoas para identificar os cães que precisam de espaço.
E quem são os cães que precisam de espaço
Não se tratam de animais agressivos, mas sim de cães particularmente medrosos ou que sentem dor por causa de uma cirurgia recente; até mesmo cães de salvamento que ainda não concluíram o treinamento; ou que eles estão em serviço; ou simplesmente cães muito agitados que podem pular em você.
As razões pelas quais é necessário deixar espaço para um cão podem ser múltiplas; é mais fácil dizer o que não pode incomodar um cão que precisa de espaço: aqui está uma lista abrangente .
São muitos os donos que estão começando a aderir a esta iniciativa.
O que fazer quando você vir um cachorro com o laço amarelo?
Não é necessário fugir ou sair de perto: a fita amarela é uma espécie de sinal, um convite para prestar atenção. Portanto, é melhor agir com cautela, sem invadir o espaço do cão e do dono.
Muitas vezes, os próprios proprietários ficam felizes em poder explicar a origem desse laço e as necessidades especiais de seu amigo peludo; e com a mesma frequência o mesmo cão "marcado" pela fita gosta de ser abraçado e de brincar, mesmo com estranhos.
No site do projeto, você também encontrará instruções úteis e conselhos para atender e gerenciar as necessidades especiais de seus cães, como manuais de treinamento, dicas para ajudar o cão a superar seus medos e muito mais.
Essas iniciativas são importantes precisamente porque impedem uma percepção errônea desse tipo de cão, o que poderia torná-lo ainda mais nervoso.
Portanto, é essencial compartilhar essas propostas para contribuir para o sucesso delas e para o bem-estar de cães e pessoas!