A fábula da samambaia e do bambu que você deve ler se está passando por um momento difícil
A vida de qualquer pessoa tem altos e baixos. Quando estamos num período feliz, tudo dá certo e parece impossível que as coisas possam ser diferentes. Ao contrário, quando estamos em um momento ruim, nada dá certo, nos perguntamos como foi possível terminar assim, quase não nos reconhecemos. São experiências comuns e é normal ter dúvidas.
Na realidade, todos os homens de todos os tempos e lugares já passaram por isso. Esta antiga fábula oriental demonstra isso e nos convida a encarar o destino com sabedoria.
Era uma vez um carpinteiro que tinha uma vida feliz: uma esposa amorosa, dois filhos lindos e um trabalho que dava seus frutos. A uma certa altura, os negócios começaram a dar errado e parecia que cada vez menos pessoas precisavam de seus serviços. Um amigo o aconselhou a procurar um velho sábio que morava no coração da floresta.
Na manhã seguinte, o carpinteiro começou a procurar o sábio e, depois de muitas horas de caminhada, finalmente chegou à casa do senhor idoso.
Peter van der Sluijs/Wikimedia
Foi recebido com carinho, o sábio lhe ofereceu um chá e o carpinteiro lhe contou os seus problemas. Depois de alguns minutos de silêncio, o velho sábio pediu ao carpinteiro que o seguisse em seu quintal, que ele havia cultivado com grande cuidado ao longo dos anos.
"Eu tenho que te contar uma história", disse o homem sábio "está vendo aquela samambaia e aquele bambu no meio do jardim?"
O carpinteiro acenou com a cabeça. "Eu os plantei há muitos anos, no mesmo dia, e dei a eles o mesmo cuidado, mas suas respostas não eram comparáveis."
"A samambaia cresceu forte e exuberante imediatamente, enquanto não havia nenhum rastro do bambu. Os anos se passaram e eu continuei a tratar as plantas da mesma maneira. Depois de cinco anos, um pequeno broto de bambu apareceu. A planta ficou mais alta e mais forte que a samambaia, em um tempo muito curto ".
"Por que você acha isso?" perguntou o velho ao carpinteiro que não sabia como responder. "Eu vou te dizer: porque durante todos aqueles anos o bambu estava enraizado. Ele sabia que precisava disso para o caminho que tinha que tomar e levou todo o tempo que precisava para ficar grande e forte."
"Existem momentos em que somos como a samambaia: imediatamente alcançamos o que queremos. Outras vezes somos como bambu: estamos nos preparando para tempos melhores ".
"Você é agora como o bambu, mas o que você está passando não é inútil: você está criando raízes para um futuro ainda melhor". O carpinteiro entendou e agradeceu ao velho sábio que, antes que ele fosse embora, contou uma profunda verdade:
"Nada é por acaso na vida: a felicidade nos mantêm doces. As tentativas nos mantêm fortes. As dores nos mantêm humanos. As quedas nos mantêm humilde. O sucesso nos mantêm brilhantes".