O cachorro reconhece o ataque de pânico da sua dona: a sua reação é uma das coisas mais doces que você vai ver hoje
Os ataques de pânico são invisíveis aos olhos de quem não os vive: podem ser quase imperceptíveis, ou então criar uma sensação horrível em quem os tem.
Amber é uma mulher do Massachussets: ela estava esperando o seu voo no aeroporto quando de repente começou a se sentir mal. Era um outro dos seus ataques de pânico. Por sorte, um amigo que a ajuda a superar os momentos difíceis estava com ela: se chama Oakley, tem quatro patas e vai fazer você entender a importância dos cães de terapia.
Ninguém se deu por conta que Amber estava tendo um ataque de pânico. De fora era quase impossível notar. Mas para Oakley, o cão da terapia, era muito óbvio.
Cães de terapia são treinados para detectar mudanças mínimas no corpo: eles sentem aumentos de temperatura, freqüência cardíaca e respiração. Todos os sintomas de um ataque de pânico.
Mesmo no aeroporto, Oakley sentiu tudo isso: foi por isso que ele foi para perto e começou a cuidar de sua dona. Ele esfregou o focinho nela para chamar a sua atenção e distraí-la da ansiedade do ataque de pânico.
Oakley mais uma vez conseguiu evitar o pior e devolver a Amber um estado de calma. Sem ele, provavelmente, as coisas teriam sido diferentes.
Cães como a Oakley têm um papel muito importante: dedicam suas vidas aos cuidados de outra pessoa e fazem isso sem parar, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Sem um dia de descanso.
São cachorros excepcionais e temos que dar a eles todo o nosso carinho, respeito e admiração.