5 hábitos errados que te impedem de ter sucesso

por Roberta Freitas

17 Julho 2018

5 hábitos errados que te impedem de ter sucesso
Advertisement

Um ditado diz: "Nunca culpe ninguém na sua vida. As pessoas boas te dão felicidade. Pessoas ruins te dão experiência. As piores pessoas te dão uma lição. As melhores pessoas te dão lembranças." A chave para a felicidade, é encontrada antes de tudo dentro de nós mesmos e no ponto de vista que decidimos adotar. Não é, portanto, a quantidade de coisas que possuímos para nos levar ao sucesso, mas a riqueza do coração e da mente - a chamada mentalidade da abundância: vamos nos libertar então de cinco atitudes mentais erradas, que nos afastam do verdadeiro sucesso.

1. A mentalidade da escassez

1. A mentalidade da escassez

Chris Potter/flickr

É a propensão a tomar as decisões mais simples apenas para evitar riscos e sobreviver: afinal, quem na escola não ficou satisfeito com um "suficiente"? Mas quando você sempre se satisfaz com pouco, está realmente agindo para evitar o medo do fracasso, e nem a sua mente nem o seu espírito são enriquecidos por novas experiências. A doutora Greenberg afirma que uma mentalidade de escassez leva a decisões impulsivas a curto prazo que aumentam as dificuldades a longo prazo. Para superar isso, ele recomenda: ser sempre grato pelo que você tem, não entrar em conflito com os outros, removendo o pensamento obsessivo, tomando medidas preventivas e não sendo ganancioso.

Advertisement

2. O sentimento de inutilidade

2. O sentimento de inutilidade

pixabay

Os sentimentos de inutilidade podem assumir diferentes formas - como como não se sentir atraente, inteligente, saudável, etc.. É essencial lembrar-se de ser único e de valor imensurável, principalmente para quem nos ama. O Dr. Beck - conhecido como o pai da terapia cognitiva moderna - diz que devemos ficar atentos à esse sentimento de inutilidade, indicando três maneiras de combatê-lo: monitorar o pensamento autocrítico, escrever esses pensamentos quando eles ocorrem (10 a 15 minutos por dia) e, uma vez individuados, enfrentá-los.

3. Julgar e culpar os outros

3. Julgar e culpar os outros

pixabay

Em uma sociedade que valoriza mais o status e a realização material em vez da moral e da justiça, julgar e culpar alguém é uma forma de negatividade disfarçada para nos sentirmos melhores com nós mesmos. No entanto, o único resultado é gerar sentimentos negativos em relação aos outros e a nós mesmos. Qualquer um que cruze sua vida o faz por uma razão. Portanto, sempre que estiver prestes a julgar alguém, pense bem. 

4. Maus hábitos

4. Maus hábitos

The People Speak!/flickr

Maus hábitos nos dão gratificação instantânea, mas nos enfraquecem, porque nos causam uma visão curta e impulsiva - como a mentalidade da escassez. Para abandonar um mau hábito, devemos substituí-lo por outro saudável, o que nos torna verdadeiramente felizes, respondendo melhor à imagem positiva que temos ou gostaríamos de ter de nós.

5. Emoções presas

5. Emoções presas

pixabay

Essas emoções, presas em nosso subconsciente, são prejudiciais porque são difíceis de ignorar e nos influenciam sem que sejamos conscientes disso. No entanto, existem várias maneiras de expressá-las de forma positiva, incluindo a interceptação EFT (Emotional Freedom Techniques), uma prática potencialmente eficaz para tratar diferentes tipos de traumas emocionais. Em um famoso estudo acadêmico conduzido por psicólogos clínicos, foram demonstrados os efeitos positivos desse tratamento em pacientes com TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático).

Advertisement