As 12 leis do carma que você deve conhecer para viver melhor e em harmonia com o próximo
"Eu não sei a resposta para a pergunta se o carma que eu vivo é o resultado de minhas vidas passadas, ou se depende do que fizeram os meus ancestrais...", disse Carl Gustav Jung, o psicanalista aluno de Freud que trouxe para o Ocidente muitos insights orientais sobre a psique, sobre a vida e sobre a harmonia do cosmos. O carma é um conceito misterioso e muitas vezes banalizado.
Portanto, coletamos suas doze leis que alguns mestres budistas usam para explicar sua dinâmica àqueles que não as conhecem.
1. A Grande Lei ou Lei da Causa e Efeito. Nós colhemos o que semeamos. Para cada ação há uma reação igual e oposta. Nossos pensamentos também seguem essa lei.
2. Lei da Criação. Nós somos os criadores da nossa vida. O mundo exterior é apenas um reflexo do mundo interior.
3. Lei da Humildade. Se resistirmos, ela persiste. O que não aceitamos, se manifesta. O choque não é o caminho, o mundo somos nós, mas não somos superiores a ele. O humilde segue o caminho certo.
4. Lei do Crescimento. Devemos assumir a responsabilidade de mudarmos antes a nós mesmos e depois o mundo. Sendo uma imagem do que queremos ver. Mas antes de mudar o mundo lá fora, devemos mudar o mundo a partir de dentro.
5. Lei de Responsabilidade. Devemos estar conscientes de que tudo o que acontece conosco é de nossa responsabilidade. Assumir o peso do mundo significa também assumir o controle dele.
6. Lei do Foco. Não podemos pensar em duas coisas ao mesmo tempo. O tolo divide suas energias e multiplica suas preocupações. O sábio vê um problema de cada vez.
7. Lei da Hospitalidade. Devemos sempre dar àqueles que nos pedem, mesmo quando pensamos que temos pouco. Nós somos o mundo e o mundo é um círculo. Você é seu mendigo, você é seu benfeitor.
8. Lei da Conexão. Todo o universo está conectado, desde os menores detalhes até as maiores manifestações. Não negligencie nada, olhe para tudo, entenda o enredo.
9. Lei do Aqui e Agora. O passado não é mais, o futuro ainda não é, apenas o presente existe. O tolo lembra, lamenta, espera e deseja. O sábio vive, isto é, ele age.
10. Lei da Mudança. A mudança é a única constante no mundo, nada resta, tudo é transformado. Não devemos nos apegar a nada porque tudo passa. Nada é estável sob o sol.
11. Lei da Paciência ou Recompensa. Precisamos aprender a calma na adversidade, a paciência é a virtude central. Quem sabe esperar, será recompensado.
12. Lei de Importância. Devemos colocar a mente, o corpo e o coração em tudo o que fazemos. A vida é miserável sem participação, cada momento é rico se você estiver lá.