7 produtos para limpar a casa que você nunca deve misturar
Ouvimos pessoas dizerem que misturar este ou aquele produto para a casa garante efeitos milagrosos. Bem, na maioria dos casos, você corre o risco de arruinar as superfícies que quer limpar e também causar danos para sua saúde!
Produtos de limpeza são compostos químicos e é bom que você saiba quais reações são desencadeadas quando entram em contato um com o outro e estar preparado.
1. Alvejante e álcool
A combinação de alvejante e álcool produz clorofórmio e ácido clorídrico. Causam danos ao sistema nervoso, aos pulmões, ao fígado, aos rins e à pele.
Respirar clorofórmio provoca tonturas e até desmaios.
2. Alvejante e vinagre
Muitos métodos do tipo "faça você mesmo" usam vinagre para limpar as superfícies. Mas nunca misture vinagre com alvejante! Produz gases que são prejudiciais para os pulmões e queimam os olhos.
3. Alvejante e amônia
Muito perigoso para sua saúde. A amônia e o alvejante produzem um gás tóxico prejudicial ao trato respiratório. Além disso, altas concentrações de cloraminas e amônia geram reações explosivas.
4. Alvejante e outros produtos para limpar superfícies
É melhor não misturar alvejante com qualquer outro produto, especialmente aqueles dedicados a outros usos, como detergentes para lavar louça e limpadores de vidro. Você pode obter gases de cloro que são prejudiciais ao trato respiratório e aos nossos olhos.
5. Bicarbonato de sódio e vinagre
O vinagre é um ácido e o bicarbonato de sódio é uma base fraca, então eles se neutralizam e sua união é quase inútil. Além disso, se misturados em recipientes fechados e pequenos, eles podem explodir.
6. Vinagre e água oxigenada
A união desses dois produtos gera ácido peracético que, em altas concentrações, irrita ou danifica a pele, os olhos, a garganta, o nariz e os pulmões.
7. Produtos de marcas diferentes
É sempre melhor evitar. Se você não é formado em química, não pode saber qual reação será gerada pela união dessas substâncias.