5 benefícios de deixar as pernas para cima todos os dias por pelo menos 20 minutos
Colocar as pernas para cima não é algo que deve ser feito só quando temos uma vertigem ou quando as pernas estão inchadas: deitar no chão e esticar as pernas para cima com o apoio de uma parede é uma posição simples de fazer e que traz diversos benefícios.
Sua simplicidade faz com que você nem suspeite que até mesmo a prática antiga do Yoga a previa como uma posição (asana) a ser colocada em prática para obter benefícios, e ainda é assim! Vamos descobrir a utilidade e as contra-indicações dessa posição.
Costas no chão, pernas para o céu.
That's Fit
No Yoga é chamado Viparita Karani e o que você vê aqui é a versão básica da pose (a mais avançada é a "vela"). A distância da pelve à parede e o grau de distensão das pernas dependem da flexibilidade e da altura de cada pessoa.
Para alcançá-la, você pode usar ferramentas de suporte, como tapetes e toalhas que devem ser colocadas na parte inferior das costas. Depois de ter assumido a posição e começar a repetí-la regularmente por pelo menos 10 minutos, você vai sentir uma série de benefícios, incluindo:
1. Melhoria da digestão: a inversão "massageia" os órgãos abdominais e também reduz qualquer problema de constipação.
2.Melhor circulação sanguínea: é um benefício que trazem todas as poses em que invertemos a posição e deixamos a gravidade agir ao contrário. Por esta razão, quem tem problemas de varizes e inchaço nas pernas e pés pode tentar.
3. Analgésico natural: essa posição pode trazer alívio em diferentes situações de dor física, como no caso de dores menstruais (não devem ser feitas durante a menstruação, mas em outras fases do ciclo menstrual), cãibras noturnas, dores de cabeça e artrose (neste caso deve ser associada a pequenos movimentos rotatórios dos tornozelos).
4. Alongamento da parte de trás do corpo: é uma postura que permite esticar os músculos das costas sem um esforço físico específico e, portanto, também adequado para pessoas com mobilidade reduzida, como os idosos.
5. Alívio do estresse e ansiedade: associada a uma respiração calma e consciente, essa simples inversão pode ser muito útil para ajudar no relaxamento da mente e remover os pensamentos que causam ansiedade, mas também para uma noite de sono melhor.
Source:
https://www.yogajournal.com/poses/legs-up-the-wall-pose
Quais são as contra-indicações dessa pose?
Como mencionado, Viparita Karani deve ser evitada durante os dias da menstruação. Recomenda-se a realização de outros tipos de exercícios, também no caso de problemas oculares graves, e deve ser realizado sob a supervisão de um profissional, no caso de problemas na coluna. Caso você comece a sentir formigamento em seus pés, tente juntar as plantas dos pés e dobrar os joelhos.