10 conselhos para refrescar a casa sem o uso do ar condicionado
Quando chega o verão e o forte calor, muitas pessoas dependem do ar condicionado para tornar suas casas habitáveis, mas sabemos que consomem muita energia com conseqüências devastadoras nas nossas contas de luz. E há quem não tenha ar condicionado.
Temos que nos dar por vencidos e passar os meses de verão suados, entre uma noite sem dormir e outra? Não!
Nós vamos mostrar 10 dicas simples que tornarão a sua casa fresca, com um custo mínimo para o seu bolso.
1. Plantas. Nem todo mundo sabe que existem plantas que podem refrigerar significativamente os ambientes. Elas absorvem calor e liberam oxigênio, principalmente à noite. Essas incluem o aloe vera, a gardênia, a língua da sogra, a hera comum, a lavanda e a valeriana.
2. Ventiladores de teto. Quanto aos ventiladores de teto, verifique se eles estão girando no sentido anti-horário. A maioria desses aparelhos pode funcionar de duas maneiras: um ciclo horário e lento que distribui o calor nos meses de inverno, e um no sentido anti-horário e rápido, que refresca o ambiente no verão.
3. Persianas e cortinas fechadas. Você sabia que 30% do calor indesejado vem das janelas? Use persianas, venezianas ou cortinas para manter o calor fora e esfriar o ambiente. Você não precisa fechar tudo e viver em uma caverna: posicione-a em um ângulo agudo ou entreaberta, contanto que o sol não bata diretamente no chão.
4. Ventilador gelado. Você pode melhorar o desempenho do seu ventilador com um truque muito simples: coloque uma tigela de gelo na frente dele! Você não vai acreditar no quanto é refrescante!
5. Ventilador de cobre gelado. Para quem gosta de bricolage, há a versão especializada do truque acima. Fixe um fio de cobre ao redor do ventilador, conecte-o a um tubo de plástico e mergulhe-o em um balde de gelo. O cobre é um excelente condutor e você terá uma corrente de ar congelado dentro da casa! Aqui você pode ver um vídeo que explica tudo.
6. Portas e janelas. Abra portas e janelas de forma inteligente para criar correntes de ar que refresquem toda a casa.
7. Churrasqueira. Se puder, cozinhe ao ar livre. Usar o forno no verão, a 180 ou 200 graus, é a maneira mais rápida de transformar a cozinha no centro da terra!
8. Substitua as lâmpadas incandescentes. Os ambientalistas não o convenceram a trocar as antigas lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes de baixo consumo? Talvez convença você saber que elas geram muito mais calor e que ajudam a deixar a sua casa ainda mais quente no verão.
9. No pé da cama. Uma maneira engenhosa de resfriar a cama é colocar uma bolsa de água quente no freezer e colocá-la no pé da cama. Há quem coloque os lençóis diretamente no freezer por cerca de dez minutos a meia hora. Contra noites sem dormir, a cautela nunca é demais!
10. Banheiro e cozinha. Normalmente, os banehiros têm sistemas de entrada de ar contra maus cheiros. Use-os para combater o calor. O mesmo se aplica ao exaustor da cozinha que pode ser convertido para a mesma finalidade.