21 animais raríssimos que você provavelmente ainda não conhece
Hoje nós vamos mostrar 21 animais muito estranhos para existirem realmente, o que,em alguns casos, infelizmente, está quase acontecendo. Várias dessas espécies estão em risco de extinção devido à redução de seu habitat natural por causa da disseminação do homem no planeta ou pela caça direta das espécies. Outras têm mais sorte e são simplesmente criaturas estranhas que vivem em cantos remotos da terra e não as vemos todos os dias.
Confira aqui estes 21 animais estranhos!
1. Rã dourada
A rã dourada com o eloquente nome latino de Phyllobates terribilis está entre os animais mais venenosos da terra. Apesar de seu tamanho muito pequeno, seu veneno é tão poderoso que é usado pelos índios para criar flechas envenenadas e as toxinas de um único exemplar podem matar dois elefantes. Muito raras, elas vivem apenas nas florestas pluviais da Colômbia.
2. Feneco
nationalgeographic/Francisco Mingorance
Também conhecido como "raposa do deserto", o feneco é o menor canídeo do mundo e vive apenas no norte da África. Curioso e inteligente, ele se retira do subsolo quando se sente observado. De temperamento ameno, ele ronrona como os gatos quando está feliz.
3. Rã da chuva do deserto
Se da foto você imagina um sapo bem gordo, não poderia estar mais longe da realidade. Na verdade, é o menor sapo do mundo e não mede nem um centímetro. Está atualmente em risco de extinção devido ao recuo dos desertos.
4. Caranguejo gigante japonês
Como você pode imaginar pelo seu nome, o Macrocheira kaempferi é o maior artrópode do mundo e pode ser encontrado nos mares do Japão. Seu corpo mede em média 40 centímetros, mas a extensão total de suas patas atinge um comprimento de até cinco metros e meio.
5. Macaco-narigudo
Este macaco engraçado tem um nariz que parece saído de uma revista em quadrinhos. O dos machos é geralmente maior e os cientistas acreditam que quanto maior, mais eles sejam atraentes para as fêmeas.
6. Enguia-lobo
A enguia-lobo é, na verdade, um peixe e um excelente exemplo do ditado "não julgue um livro pela capa". De fato, sua aparência assustadora e agressiva engana: é uma criatura tímida e inofensiva. Produz um anticongelante natural que permite que sobreviva em águas muito frias.
7. Saiga tatarica
É outra versão nariguda de um animal comum. A saiga tatarica é um antílope que está em risco de extinção e podem ser encontradas em algumas zonas da Rússia.
8. Lóris delgado vermelho
O lóris é um primata do Sri-Lanka que se move com extrema lentidão de uma ramo para o outro. A sua carinha engraçada fez com que ele fosse chamado de "palhaço" na língua local.
9. Rã roxa
Esta rã é a única sobrevivente de um grupo de anfíbios que evoluiu 150 milhões de anosatrás. Passa a maior parte do tempo embaixo da terra e vem para a superfície somente algumas semanas por ano, no período reprodutivo.
10. Aie-Aie
Este primata com carinha de louco vive no Madagascar e, por um período, pensaram que estivesse extinto. Hoje ainda está em risco, mas ele não tem medo de frequentar as cidades e nem do ser humano. Curiosidade: os seus dentes nunca param de crescer.
11. Porco do mar
O scotoplanes, embora não se pareça com um porco, ganhou esse apelido por seus hábitos alimentares. Eles são de fato os catadores de lixo do fundo dos oceanos e eles comem tudo o que verem pela frente.
12. Rinopiteco dourado
É um dos poucos primatas que consegue sobreviver em climas rígidos, graças ao seu pelo laranja. Ele pode ser encontrado em algumas zonas da China e as suas narinas pequenas deixam a sua carinha muito expressiva, parecida com a do homem.
13. Tartaruga arado
Outra espécie em risco de extinção do Madagascar é conhecida como "angonoka" pelos locais. Elas têm uma casca muito diferente pela sua forma e cores.
14. Condor californiano
Este tipo particular de condor californiano conhecido como "Gymnopsys Californianus" tem um focinho muito bonito e infelizmente não passa muito bem como espécie. Quando os europeus chegaram à América, existiam milhões. Em 1985, toda a população contava com nove espécimes. Depois de vários programas, a sua situação é menos trágica, mas ainda está em risco.
15. Lagarta costas de sela
Esta lagarta tem as costas que parecem uma sela. Mas a sua aparência bonitinha engana: é muito venenosa!
16. Sula de pés azuis
Este pássaro surreal tem os pés e o bico azuis. Está principalmente na América Central e caminha em um modo muito engraçado.
17. Mara da Patagônia
O mara é uma espécie de quimera com as patas traseiras de um canguru, as da frente de um cervo e as orelhas de coelho. Vive apenas na Patagônia e suas semelhanças com um canguru e com um coelho não são apenas estéticas: na verdade é um excelente saltador e corredor experiente.
18. Stomatopoda
Eles se parecem com um cruzamento entre um camarão e um louva-a-deus. Vivem no mar e até mesmo sua semelhança com o louva-a-deus não é simplesmente estética: suas patas são robustas e atacam em alta velocidade, tanto que os cientistas devem estudá-los em recipientes plásticos resistentes. Aqueles no vidro quebram.
19. Ocapi
Continuamos com os animais que se parecem com estranhos cruzamentos com o Ocapi: meio zebra e meio girafa (o ocapi e a girafa são os únicos membros vivos da família dos Giraffidaes). Mas não só: os machos também têm pequenos chifres que permanecem sob a pele.
20. Peixe Pacu
Os pacus são parentes das piranhas, mas possuem uma dieta herbívora. De fato, sua característica principal é a forma dos dentes: ao contrário da maioria dos peixes que têm os dentes afiados, os do pacu se parecem com os de um ser humano.
21. Glaucus Atlanticus
Nos países anglo-saxões chama-se ele é chamado de "Blue Dragon" (dragão azul), e mede apenas três centímetros. Para se defender dos predadores, assume cores muito brilhantes. Não é venenoso, mas pode armazenar veneno dos alimentos e liberá-lo se for atacado.